Sexta com Salmos

Salmo 126

04/12/2020

Salmo 126 1-2a.
Olá, sabe aquela saudade que a gente sente de casa quando está longe?
É muito bom voltar para o seu aconchego, não é mesmo? Pois o Salmo de hoje trata desse tema, é o cento e vinte e seis.
Depois de 70 anos impedidas de voltar para sua terra, as principais lideranças do povo de Israel, mantidas cativas na Babilônia, puderam, finalmente, voltar para casa. Para o povo judeu, a terra era sinal concreto da bênção de Deus prometida para Sara e Abraão. Estar de volta significava estar novamente sob a bênção de Deus. Ouça os versículos um e dois.
Leitura
A alegria deve ter sido contagiante!!! (Suspira)
O pedido que segue parece-me ainda mais significativo quando visto a partir da confiança de que o salmista tem no poder de Deus em fazer grandes coisas.
leitura
O salmista está falando de uma região na qual os rios secam completamente. Apontar para a imagen.... eles deixam de existir. Aí chove e como em um milagre eles se enchem rapidamente com volume e força. Imagem

A oração é um pedido para que a ação de Deus seja assim...............
absolutamente transformadora.

Gente querida, temos presenciado tantas situações de terra seca em nosso país. Os índices de desigualdade subindo e famílias voltando a passar fome. Negacionismo quanto ao fato de sermos um país estruturalmente racista, as mentiras disparadas nas campanhas eleitorais em detrimento de debates em favor da democracia.

Eu convido vocês que, como o salmista, clamem para Deus transformar os corações secos em rios caudalosos com sua misericórdia e olhar atento do próprio Cristo. Tempo de Advento é oportunidade de renovarmos nossa esperança e a nossa fé, pois perto está o Senhor.
Foi com confiança que o povo ao voltar da Babilônia plantou os grãos que tinham sabendo que Deus cuidaria de tudo.
Leitura (vs. 5-6)
Clamo para que tenhamos também nós essa fé que impulsiona para semearmos justiça e verdade, pois somente poderemos cantar de alegria quando não houver mais ninguém em cativeiros de desigualdade e injustiça.
Encerro com as palavras do profeta Isaias:
“Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Senhor cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando.”
Esse foi o Salmo 126, abençoado final de semana, sextou com a palavra
 


Autor(a): Pa. Franciele Sander
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: São Luís (MA)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 126 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 60331
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br