Quinta-feira de preto

12/03/2021

1
2
3
4
1 | 1
Ampliar

 

A quinta-feira de preto é uma ação motivada pelo Conselho Mundial de Igrejas, do qual a nossa Igreja faz parte.

A proposta surgiu na “Década Ecumênica: As Igrejas em Solidariedade com as Mulheres - 1988-1998”, onde histórias de estupros, abuso, violência, tragédias em relação à vida de mulheres foram se tornando cada vez mais notáveis. Por outro lado, também se fez evidente a resiliência das mulheres e seus esforços para resistir à violação de sua paz e direitos.

A campanha também tem como inspiração as “Mães da Praça de Maio”, de Buenos Aires, que perderam filhas e filhos na ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983.

Outra inspiração foram as mulheres de preto de Israel e Palestina que protestaram, em 1988, contra a guerra e violência. Além destas, houve mulheres da Ruanda e Bósnia que estavam protestando contra o estupro como arma de guerra durante o genocídio. Também serviu como inspiração, o movimento Black Sash, na África do Sul, o qual protestou contra o Apartheid e a violência contra pessoas negras.

É impossível negar que a violência de gênero é uma trágica realidade mundial. Todos e todas nós temos responsabilidades de lutar, mas também falar contra este e todo tipo de violência e as culturas que as sustentam. A campanha é simples, mas profunda. USE PRETO NAS QUINTAS-FEIRAS. Há também um bottom da campanha, bem como camisetas que podem ser encontradas na internet. Demonstre seu respeito e solidariedade para com mulheres que demonstram tamanha resiliência diante de tanta violência.

Nesta foto há diáconas e diáconos e pessoas com formação diaconal que se engajaram nesta campanha, porém, esta é uma causa para a diaconia da Igreja como um todo. Motive-se e lute pelo fim da violência.

Fonte: https://www.oikoumene.org/what-we-do/thursdays-in-black#about

COMUNICAÇÃO
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br