O Senhor é o único Deus

Senhas diárias

01/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 01.07.2021
Oseias 13.4 – Eu, o Senhor, sou o Deus de vocês desde que os tirei do Egito; eu sou o único Deus que vocês conhecem, o único
Deus que os salvou.
1.ª João 4.13-14 – A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta:
ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo.
Quando José foi levado para o Egito sua família ainda era pequena, apesar dos muitos filhos de Jacó, e ficou em Canaã. Depois, muitos anos após, quando Jacó foi com toda a família para o Egito, sob os cuidados de José, ainda era apenas uma família numerosa, era apenas um clã com muita gente vivendo em torno do seu núcleo, Jacó. No Egito é que se formou o povo de Israel. Ficou tão numeroso que os próprios egípcios ficaram temerosos com a possibilidade de haver uma revolta israelita e o país ser conquistado por este, agora povo. Para evitar isso, os egípcios limitaram os direitos dos israelitas, tornando-os escravos sem liberdades. Javé já era o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e se mostrou também Deus do povo que no Egito se formou. Tanto que em seu chamado a Moisés Ele afirma que ouviu o clamor do seu povo e se propôs a libertá-lo desta escravidão. Havia uma aliança com Abraão, depois renovada com as gerações seguintes, e uma nova aliança, agora com o povo de Israel, na saída do Egito. Por isso a afirmação de que era o Deus de Israel desde que os tirou do Egito. E assim foi. Ele tirou o povo do Egito. Ele conduziu e protegeu este povo por todo o caminho. Ele os fez entra na terra e retomar posse da mesma, pois ela já havia sido prometida para Abraão, nos diz a palavra bíblica. Agora, através do profeta Oseias, Deus lembra o povo de que Ele é o único Deus e não há outro. O povo não tem a quem mais clamar ou em quem buscar ajuda senão nele, Javé, o Senhor Deus. Por que insistem em buscar por falsos deuses, os quais não existem e são apenas imagens sem qualquer poder ou ação. Para nós também é assim. Não há em quem buscar ajuda ou para quem clamar a não ser para Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
É o que João diz em sua 1.ª carta. Ele afirma que a razão para crermos que Deus está presente e nos acompanha é o fato de ter enviado a Jesus, o nazareno, para ser o Senhor e Salvador do mundo. E Jesus nos deixou o Consolador, o Espírito Santo. Isso é para nós a certeza de que Deus nos fez suas filhas e seus filhos em Jesus, pois Ele nos reconduziu a Deus e refez a aliança de Deus com o ser humano. Podemos crer e viver na certeza de que estamos unidos com o Pai, pois o Filho nos deu esta bênção eterna. E isso vivemos e isso anunciamos aos quatro cantos de nosso viver, com palavras e ações que testemunham quem é o nosso Deus e Senhor. Vivamos assim, pois o Senhor nos reuniu com Ele. Que maravilhosa bênção a ser desfrutada em tudo o que vivermos, especialmente no cuidado com nosso próximo assim como cuidamos de nós mesmos. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63533
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br