O Senhor é misericordioso e nos salva

Senhas diárias

09/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 09.07.2021
Salmo 103.8 – O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso.
Gálatas 5.22-23 – O Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
a humildade e o domínio próprio.
A personalidade de Deus, apesar de muitas pessoas o enxergarem não sujeito a sentimentos negativos, tem seus altos e baixos. A Bíblia não esconde os sentimentos de Deus. Todos os relatos devem ser entendidos dentro de seu contexto e época, mas revelam que Deus não está imune a estes sentimentos. Como Ele lida com isso é algo a ser aceito a partir da fé. Vemos isso no relato do dilúvio; vemos isso nas ordens para matar e destruir clãs, cidades e inimigos; vemos isso no intento de destruir o povo no deserto e iniciar um novo a partir de Moisés. E assim são muitos exemplos que temos para entender que Deus não é alguém intocável do ponto de vista das atitudes extremas e até perniciosas para com pessoas. Porém, isso não acontece facilmente, mas o Senhor sabe exatamente como usar estes sentimentos. É o que o salmista diz no seu cântico. O Senhor é bondoso e misericordioso e não dá vazão à ira com facilidade. Por outro lado, isso nos mostra que Deus sabe exatamente o que sentimos em tantos momentos de ira, ódio e de sentimentos negativos para com outras pessoas. Deus nos entende perfeitamente e quer nos ajudar a mudar nosso jeito de ser nestas situações para que o bem se imponha nestes momentos. Por nos conhecer e conhecer nossas tendências para o mal, consequência do pecado em nossa vida, o Senhor sabe que não podemos vencer o mal sozinhos. Assim, Ele deixa que Jesus venha vencer em nosso lugar e nos fortalecer e animar para resistir a tudo que prejudique nossos semelhantes.
É o que Paulo diz aos Gálatas. O Espírito de Deus, o que age por Deus em nós e entre nós, seres humanos, é Espírito de tudo o que é bom. Sua ação é sempre para construir fraternidade e relacionamentos que promovam o bem dos seres humanos. Alicerçados neste Espírito sempre vamos buscar o bem. Assim, toda e qualquer ação que promova o mal contra o próximo não será fruto da ação deste Espírito, mas do espírito que conduz a humanidade caída pelo pecado. O Espírito nos anima para o bem e para o que é de valor para a convivência da humanidade. Vamos nos deixar moldar por este Espírito e buscar viver, cada vez mais, em favor do bem e da defesa da dignidade humana. Façamos assim, pois o Senhor é conosco. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63610
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br