No partir do pão...

Senhas diárias

18/05/2021

SENHAS DIÁRIAS - 18.05.2021
Salmo 111.4 – O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia.
Lucas 24.30-31 – Jesus sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus.
Uma das coisas que sempre fez o povo olhar para Deus com gratidão, apesar de não manter a fidelidade para com o Senhor, foi o cuidado que Ele sempre tinha com Israel. Este cuidado se evidenciou na proteção em batalhas, no cuidado em perigos e, especialmente, nas tantas vezes em que o povo experimentou Deus suprindo as necessidades básicas que eram o alimento e a água. O salmista aponta para isso e diz que Deus continua mostrando sua misericórdia na medida em que o alimento segue sendo dado pelo Senhor. Esta necessidade básica, entre outras, é primordial, pois sustenta a vida. Nada tem valor se a vida não for mantida pelo alimento e pela água. A misericórdia do Senhor sempre se mostrou presente na vida do povo e o autor do salmo realça isso dando louvores a Deus e convidando o povo fazer o mesmo. E como o Senhor é misericordioso para com nosso planeta e a população toda. Podemos confiar no Senhor. Sua misericórdia permanece sobre nós. Bendito seja!
A passagem de Lucas nos remete à reflexão sobre isso. Discípulos estavam indo de Jerusalém para Emaús. Era uma caminhada de alguns quilômetros e demandava algum tempo. O que chama a atenção neste fato é o que abriu os olhos destes discípulos em relação a identidade de Jesus. Costumamos colocar a evangelização e o anúncio da Palavra de Deus como ponto básico para a vivência de fé cristã. Ressalta-se, muitas vezes, que o testemunho falado é primordial sobre qualquer ação ou atitude em relação às pessoas que nos cercam. Costuma-se dar ênfase de que se precisa aprender a testemunhar a fé e a falar sobre Jesus às pessoas. Isso não deixa de ser verdade, mas o que precisamos é aprender a cuidar e ser misericordioso com as pessoas. É revelador que Jesus falou da Palavra de Deus, ao longo de todo o caminho, expondo as Escrituras exaustivamente. Falou, falou e isso causou ardência no coração do discípulos, mesmo que não de dessem conta disso. E era Jesus falando e testemunhando. Porém, o que revelou Jesus aos olhos deles foi o partir do pão, foi a comunhão de mesa, foi a necessidade básica sendo suprida. Fazemos grandes e inúmeros cursos e seminários para aprender a falar sobre Jesus e sobre a fé. Gastamos tempo especial com o estudo da Palavra de Deus. Mas não fazemos grandes e inúmeros seminários para ensinar a repartir o pão. Não gastamos tempo no estudo de como repartir o pão com o necessitado. É na solidariedade que está a revelação de Jesus e de seu ministério no nosso planeta. Falar de Jesus é fundamental e tem seu lugar insubstituível. Mas não é mais importante do que cuidar do necessitado em suas carência básicas. Não podemos aprender a falar a Palavra de Deus sem nos envolvermos com a prática desta Palavra. Erramos quando só fazemos estudos da Palavra e ela se mantém dentro da Bíblia. Repito: não foi no falar, o que os discípulos passaram três anos ouvindo e aprendendo com Jesus, e Ele o fazia de forma magistral, mas no repartir do pão que O reconheceram e receberam força e ânimo renovado para suas vidas. Pensemos nisso. O Senhor é conosco. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62500
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br