Meditação da semana

Dunning-Kruger ou temor ao Senhor?

07/07/2022

Nunca se viu tanta gente que se considera “sábia” como em nossos dias. A prova disso é que basta qualquer assunto ser compartilhado nas redes sociais, que em alguns segundos, aparecem várias pessoas comentando e acrescentando conteúdo, concordando, falando sobre o assunto. Nestes casos, encontramos “especialistas” nunca antes vistos.

Observando isto, tenho me perguntado: será que todos ainda sabem o que é ser realmente sábio?

Uma das principais características de uma pessoa sábia é a humildade. Quem faz questão de mostrar-se sábio é quem normalmente menos sabe. Ao final, conclui-se que são arrogantes e até os chamamos de ousados por acreditarem que sabem tudo, ou quase tudo.

Na psicologia, isso é chamado efeito Dunning-Kruger, termo que define pessoas que acreditam que sabem tudo. Refere-se a uma distorção cognitiva na qual pessoas inexperientes com baixa habilidade em uma tarefa ou assunto tendem a se superestimar em relação ao seu conhecimento ou habilidades. Pessoas sob o efeito Dunning-Kruger tendem a transformar suas opiniões pessoais em fatos irrefutáveis. A ignorância é tão descarada, que acham que possuem conhecimento acima na média. A tendência é ignorar a opinião e o conhecimento alheio, achando-se sempre donas da verdade.

Por outro lado, destacamos que a grande virtude de uma pessoa verdadeiramente sábia está em saber que não sabe. Os sábios são os que mais enxergam sua ignorância. Elas percebem que, a partir do que elas sabem, ainda têm o que aprender.

Na bíblia, encontramos vários conselhos de pessoas sábias, dentre elas, o sábio Rei Salomão. Ao ser perguntado por Deus o que gostaria de receber, Salomão respondeu que desejaria ser sábio. Atendido em seu pedido, mais tarde Salomão escreveu: “O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos.” (Provérbios 12.15)

Salomão também irá nos indicar a fonte da sabedoria quando diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1.7) Isso significa que a reverência a Deus é fundamental para que alguém tenha verdadeiramente sabedoria. Esse temor é a própria fonte da sabedoria. Para isso, é necessário humildade.

A pessoa sábia está sempre em busca de sabedoria e encara tudo como oportunidade de aprender. O ignorante sai logo falando e escrevendo o que vem à mente. Faz isso sem reflexão e conhecimento acerca do assunto. O sábio medita e reflete as coisas antes de escrever ou falar algo. Não se ofende quando confrontado, pois sabe que sempre pode acrescentar algo a seu conhecimento. Mas o que se acha muito sábio, se ofende com facilidade. Não gosta de ser questionado (Provérbios 12.16).

Que possamos reconhecer nossa necessidade de sempre buscar em Deus a verdadeira sabedoria. Que isso nos ajude a viver melhor e também dosar os comentários do nosso dia a dia. “Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1.5).

Oração:
Querido Deus, tenho sido tolo e ignorante. Diante do pensamento individualista que me fez excluir a opinião alheia, rogo pela tua compaixão. Diante da minha teimosia em não aceitar quem pensa diferente de mim, peço por tua misericórdia. Diante dos comentários agressivos que proferi, peço teu perdão. Dá-me temor e fé, para que com humildade possa estar em busca da tua boa sabedoria. Amém.

P. Charles Werlich
Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

 


Autor(a): Charles Werlich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67534
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br