Meditação da semana

Deus não muda

30/06/2022

“Porque eu, o Senhor, não mudo”. Malaquias 3.6a
Estamos em tempo de mudanças rápidas. E como tudo mudou rapidamente nos últimos anos! Quando as coisas mudam rápido, nós não conseguimos acompanhá-las e ficamos para trás. Temos a impressão de que estamos sobrando no mundo. E algumas pessoas até nos dizem isso. E não é nada bom sentir-se sobrando, como alguém que não serve para mais nada!

Aqui vem a calhar essa palavra de Malaquias, em que Deus afirma pela boca do profeta: “Eu não mudo”. Sim, Deus não muda. Não muda na sua fidelidade, no seu amor por nós, no seu desejo de justiça e paz para toda a humanidade. Mesmo que as coisas mudem ao nosso redor e que, muitas vezes, queiram até nos convencer de que quem não corre junto com as mudanças está ultrapassado e não tem mais lugar no mundo, Deus não muda.

As coisas que realmente importam na vida não mudam. Para a vida, continuam sendo importantes a paz, o amor, o respeito, a dignidade, a justiça, a honestidade e a lealdade. Mesmo que o modelo do carro, do smartphone ou do computador esteja ultrapassado num prazo de alguns meses, ou dias até, Deus não muda.

Para quem crê, saber que Deus não muda deve ser sempre um motivo de grande conforto e segurança, pois é a prova de que sua confiança está depositada sobre Aquele que é inalterável, inabalável. Sua graça salvadora não está sujeita à variação, seu propósito redentor não pode ser alterado. Além disso, Deus é eterno, onisciente, perfeito. Por isso não é possível nenhuma mudança em Deus. Em Deus há perfeição absoluta. Melhoramento e deterioração são igualmente impossíveis n’Ele.

Você pode confiar em Deus e decidir também não mudar. Pode continuar acreditando e lutando por aquilo que o ser humano realmente precisa: de paz, vida digna, respeito, assim como o peixe precisa da água para viver. Não pode ser diferente, não dá para mudar. Assim como o peixe precisa da água para viver, não dá para mudar!

Oração: Misericordioso Deus, Pai celestial, agradecemos-te, por Cristo, teu Filho amado, por toda a proteção e amparo e por todos os benefícios que nos ofereceste até hoje. Tu, que és um Deus que não muda, pedimos-te, efetua em nós os teus princípios em nossos propósitos e afazeres. Abençoa-nos em tudo o que lidamos, ampara-nos por tua graça em Cristo e doa-nos um espírito alegre para que realizemos a tua santa vontade. Amém.

P. Nelson Altevogt
Paróquia Evangélica de Picada Café/RS
 


Autor(a): Nelson Altevogt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Malaquias / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67440
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br