Meditação da semana

Palavra unida à ação!

08/07/2021

Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” 1 Jo 3.11;18

Jesus, em sua missão aqui entre nós, nos traz uma proposta de serviço. A proposta de Jesus não é de quem vale mais ou pode produzir mais. A proposta de Jesus está baseada no amor que ele mostrou por nós. O que Jesus exige de nós é o nosso amor pelos irmãos e irmãs assim como ele o demonstrou por nós. Este amor não permite desemprego, fome, injustiça e diferença entre as pessoas. É um amor inclusivo, solidário e que se doa em favor da irmã, do irmão. A proposta de servir à próxima e ao próximo está contra o “vale quanto pode produzir”. Está contra o autoprestígio, auto crescimento, autodesenvolvimento, autoproteção.

A diaconia defende que todos e todas tenham pelo menos o mínimo para garantir seu sustento e sua vida. Um salário que garanta a vida digna de uma família. As ações diaconais olham para as pessoas mais fracas, prejudicadas pelo sistema, e buscam a conscientização do que pode ser feito para transformar e melhorar a sua vida sem pisar sobre as outras e os outros, sem desprezar quem não pode ou sabe fazer o que a sociedade exige. Procuram unir as pessoas para em comunhão chegar a uma solução.

A Igreja que assim serve quer deixar e deixará sinais do Reino de Deus. Deus enviou Jesus ao mundo para fazer as pazes com sua criação. Por isso ele perdoou, ofereceu comunhão aos que eram colocados na margem da sociedade, e curou. Em todas essas ações, Jesus colocou sinais da esperança de Deus para nosso mundo, colocou sinais do mundo que Deus quer e sonha para nós e todas as suas criaturas. Assim, toda pessoa que foi batizada também é enviada para colocar os sinais do amor de Deus.

Deus nos ajuda na luta por uma sociedade justa. Ele nos dá coragem para denunciar as injustiças e procurar soluções que estão conforme a sua vontade. A saída que Deus nos aponta é o amor preocupado com a vida de nossa próxima e nosso próximo. Quando estivermos preocupados/as com a nossa próxima e o nosso próximo, então estaremos de fato vivendo a vontade de Deus. O amor que não é só de palavra, mas também de ação. O amor que trabalha o cuidado e em favor das pessoas necessitadas e frágeis. Felizes aqueles/as que ouvem e praticam a vontade de Deus. Amém.

Oração
Agradecemos-te pela dádiva da vida. Agradecemos-te pela variedade de tua criação, por teres criado cada filho e filha com sua própria personalidade e dons. Deste a cada pessoa, sem distinção, qualidades e limitações, para que assim pudéssemos nos ajudar mutuamente e nos tornarmos uma Irmandade/comunidade unida em torno da fé, da esperança e do amor. Nós te damos graças porque diariamente inclinas o teu olhar, os teus ouvidos e as tuas mãos sobre a nossa vida, sobre as nossas dores, sobre as nossas lutas e labutas e, assim, nos alcanças também em meio ao caos do dia a dia com a tua paz e o teu amor.

Deus de amor, vivemos num mundo em que as pessoas se ignoram: se veem, mas não se enxergam; ouvem, mas não escutam os gemidos; falam, mas não expressam os gritos do seu próximo e de sua próxima. Muitas são as pessoas silenciadas e invisibilizadas em nosso meio. Mas sabemos que para ti nada ou ninguém é despercebido/a e ignorado/a. Ensina-nos a olhar com os olhos do amor, pois eles veem além das aparências e das diferenças e lá, nesse além das aparências, é que podemos construir um mundo mais digno, mais justo, mais inclusivo e mais fraterno para todas tuas filhas e todos teus filhos. Lembramos e intercedemos por todas as pessoas doentes, que sofrem, que estão passando por necessidades, também pelas pessoas enlutadas. Que teu Santo Espírito esteja com todas elas sarando suas enfermidades, seja ela física ou emocional. Se assim for sua vontade. Em nome de teu Filho Jesus Cristo ouve nossa oração e atende a nossa súplica. Amém.

Diaconisa Carla Maria Abeling
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Padilha
 


Autor(a): Carla Maria Abeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63599
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br