João 1.10-14 - 2º Domingo Após o Natal - 03/01/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

03/01/2021

03/01/2021 - 2º Domingo Após o Natal
Pregação: João 1.10-14; Leituras: Jeremias 31.7-14 * Salmo 147.12-20 * Efésios 1.3-14
Missionário Rafael Fernando Carneiro – Paróquia de Matupá/MT


ACOLHIDA
Sejam todos bem vindos. Hoje celebramos o 2º domingo após o Natal. Deus está comigo e contigo, por isso, podemos seguir adiante, em louvor e adoração, como diz o Salmo 147.12-20. Vamos cantar de gratidão e adoração. Louve a Deus neste culto.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – LCI 82 Reina sobre nós

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA

SAUDAÇÃO
Neste culto estamos na presença de Deus Pai, que planeja a história da salvação, em nome de Jesus Cristo que entra na história para realizar a salvação e em nome do Espírito Santo que está conosco em nossa história para nossa salvação.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - 73 – Livro de Canto – Ontem, hoje e para sempre

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Jesus perdoa os nossos pecados. Quando escapamos da vida de santidade para a qual tu nos chamas, te abandonamos no altar. Por atitudes, palavras e pensamentos contrários à tua vontade, deixamos de ser o povo de contraste, luz para as nações cf. o Senhor projeta.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Senhor, nosso Deus, é bondoso e misericordioso e os aceitará se vocês voltarem para ele (2 Crônicas 30.9). Todo aquele que, de todo coração, se volta para o Senhor, Ele os recebe. Alicerçados nesta palavra, podemos ter a certeza que, sim, Ele nos concede o seu perdão.

KYRIE
Jesus, Senhor misericordioso! Ninguém como Tu, viu e ouviu as dores deste mundo. Ninguém como Tu, experimentou as conseqüências do pecado e do mal. Ninguém como Tu, pode intervir diante dos sofrimentos em nossas casas e nossos corações. Tu também podes agir diante das injustiças sociais, sejam elas locais nacionais ou mundiais. A Ti clamamos por misericórdia.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o Deus que nos perdoa e que não abandona o mundo. Cantamos o hino:
LC1 321 – Tua vontade

ORAÇÃO DO DIA
Grandioso Deus, agradecemos que tu te fizeste tão pequeno em Jesus para vir ao nosso encontro. Obrigado pela tua encarnação em Jesus que nos lembra, de maneira ainda mais intensa, que és um Deus presente e próximo de Teus filhos. Obrigado pela tua presença graciosa e consoladora mesmo quando passamos pelos momentos mais incomuns de nossas vidas. Dá com que a Tua Palavra nos oriente e capacite para o testemunho do Teu Evangelho Poderoso. Que Teu Santo Espírito abra nossos ouvido e corações para recebermos o Teu Evangelho. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 31.7-14

2ª Leitura Bíblica: Efésios 1.3-14

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - 379 – HPD II – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO

A ausência de Palavra também é ausência de luz
Interessante como os conceitos de Palavra e Luz se aproximam quando nos aproximamos no estudo da bíblia sagrada. Imagine por alguns instantes como seria a vida caso não existisse forma de comunicação entre os seres humanos? Ou mesmo imagine você mesmo numa experiência de imersão em outra cultura que não fala a mesma língua (talvez alguém aqui já passou por isso)?
Isso faz muito sentido quando compreendemos que o significado da ausência de palavra também é ausência de luz. No casamento, a ausência do diálogo vira digamos, trevas... Na sociedade, no trabalho, na criação dos filhos a mesma coisa.
Nós vamos ler a Palavra de Deus em Jo 1.10-14, onde imediatamente depois da narração bíblica nos dizer que João Batista veio e anunciou sobre a luz verdadeira pro mundo, ele disse que esta luz estava chegando. E então o texto continua:

LEITURA João 1:10-14
10. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.
11. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
12. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
13. os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
14. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Qual é o detalhe: A vinda de Jesus Cristo aqui é teologicamente descrita como uma Palavra. Uma palavra encarnada no mundo, e ela a princípio não havia sido reconhecida (vs 10), mais que isso, não foi recebida (vs 11), Não foi reconhecida e nem recebida pelos seus (Vs 11)
Se trazermos à tona que Israel é o povo escolhido de Deus, de onde nasceu terrenamente Jesus, esta narrativa diz aos seus primeiros ouvintes que o povo de Israel não creu num primeiro momento na salvação de Deus, ou no mínimo não reconheceu em Cristo. Assim seria fácil julgar e dizer que eles tem coração de pedra, são tardios a crer. Tem até alguns teólogos que dizem que o azar dos judeus foi o sucesso dos gentios (nós, todos os povos do mundo além dos judeus)
Mas não queridos, a novidade é que não existe mais distinção étnica ou favorecimento neste aspecto a qualquer povo, raça, língua ou nação, etc. Como Paulo diz em Rm 3.23 todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.
Interessante que isso significa que todos somos responsáveis por trazer a escuridão pro mundo. Pela ausência de luz. Ou por assim dizer também, pela ausência da palavra de entendimento e obediência ao Criador.
João está nos dizendo, que voluntaria e bondosamente a Palavra – Jesus Cristo – veio até nosso encontro. Os escritos, antes estáticos para o povo, agora tornaram-se um homem, palavra encarnada que guia e salva. E temos a chance de crer. Ou então de continuar na escuridão e na confusão de entendimento. Diz o verso 12: Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.
Portanto queridos, é a mesma condição vigente para toda humanidade que deseja salvação, tanto pra judeus quanto pra gentios: a fé em Cristo (David Bosch, pg 205). Desta forma somente a fé apaixonada, abnegada, arrependida neste que é a Palavra, pode nos salvar. E a salvação é sinônimo de ser considerado filho de Deus. Caso isso não aconteça, sem fé não teremos condições de sermos chamados filhos e consequentemente estaremos sem salvação. Perdidos e condenados ao inferno.
A minha pergunta a você é simples, como está seu coração? Cheio de fé ou carente de palavra, carente de Luz? Se é este o seu caso, feche os seus olhos pois eu quero orar por você.

HINO
Nº 170 – Livro de Canto – Meu irmão tu precisas falar

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta ao Evangelho lido e pregado, queremos confessar juntos a nossa fé com as Palavra do Credo Apostólico, que dizem: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - 166 - HPD I– Dá-nos olhos claros

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº 288 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Vem derrama a paz.


Autor(a): Missionário Rafael Fernando Carneiro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Natal
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60374
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br