Jesus é o nosso julgador

Senhas diárias

30/07/2020

SENHAS DIÁRIAS - 30.07.2020
Sabemos que os profetas anunciaram o juízo de Deus sobre seu povo. A infidelidade, a idolatria, a desobediência aos mandamentos foram algumas das razões para que Deus deixasse Israel passar por invasões e sofrimentos. Foram deportados para outras terras e Jerusalém, a capital símbolo do país, acabou por ser destruída. Sofonias é um dos que anunciou este julgamento e juízo de Javé. O profeta refere-se à invasão dos babilônios como seu instrumento de castigo. Ele também enumera algumas categorias de pessoas e às responsabiliza por este castigo. Deus acusa a corrupção do rei e de sua corte, isto é, dos poderes constituídos (legislativo, executivo e judiciário); uns fazem leis para si e outros aceitam o suborno como opção em seus julgamentos. Também acusa os que pesam a prata, isto é, os que tem o poder econômico em suas mãos e são corruptos e com isso adonam-se da riqueza e deixam o povo cada vez menos assistido. Acusa os que adoram outros deuses e animam outras pessoas a fazer o mesmo (sacerdotes e profetas oficiais). Por causa de tudo isso, todo o povo e o país sofrerão castigo. E não vai adiantar clamar diante do Senhor, pois isso já está se materializando: a Babilônia está marchando contra Jerusalém. Porém, para nós, hoje, se nos apresenta uma nova visão de julgamento. O Senhor acusou Jesus em nosso lugar e Ele tomou nossas dores e nosso castigo.
Por isso que ele mesmo nos diz: quem tem ouvidos para ouvir ouça! Ouça a parábola do Semeador e seja uma terra boa que produza a trinta, a sessenta e a cem por um. Mas antes de tudo, ouça que o castigo que nos traz a paz foi posto sobre o Cristo. Nossa Jerusalém não será mais invadida pelo mal, mas o bem triunfou sobre o que nos condena. Está chegando o dia em que o Senhor Deus vai julgar o seu povo..., e já chegou. Portanto, calem-se todos na sua presença e olhem para a cruz de Jesus e para a sepultura vazia. Não há mais o que temer, pois o Senhor se fez pecado em nosso lugar. Ele é nossa salvação e nosso refúgio bem presente na vida. Confiemos! O Senhor é por nós! Quem será contra nós? O Senhor nos salva, por que não salvar as pessoas que nos cercam e deixar de vivermos só para nos? Pensemos nisso.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58039
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br