História da Paróquia de Santa Helena - PR

23/09/2021

Paróquia de Santa Helena
Construção
Inauguração da primeira Igreja de madeira
Momentos especiais (1)
Momentos especiais (2)
Momentos especiais (3)
Momentos especiais (4)
Momentos especiais (5)
Templos das Comunidades (1)
Templos das Comunidades (1)
Templos das Comunidades (2)
Templos das Comunidades (2)
Templos das Comunidades (3)
Templos das Comunidades (4)
1 | 1
Ampliar

Originalmente Santa Helena era atendida por pastores de Toledo - P. Kurt Heinrich e Marechal Cândido Rondon, P. Joaquim Pawelke, esteve presente quando foi criada a Escola Evangélica Bremen, de Santa Helena em, 05 de julho de1968. Este nome foi dado à escola porque recebeu verbas para sua construção de Bremen - Alemanha.

A Paróquia foi criada em 1966, a partir de um projeto que teve apoio do exterior (Alemanha). O primeiro pastor residente em Santa Helena foi o P. Jörg Michel.
A História da Paróquia de Santa Helena é formada por grande parte de migrantes que vieram do RS: Horizontina, Três Passos e Três de Maio e imediações. Vieram para o Paraná em busca de novas terras e com perspectivas de melhorar de vida e dar um futuro melhor para seus filhos. As terras da região são muito produtivas e possibilitam duas a três safras ao ano.

No passado, a Paróquia de Santa Helena contou com um grande número de membros e Comunidades. Consideramos as atuais citadas e ainda algumas que hoje são pontos de pregação ou extintos: São eles: Itaicorá (submersa pelas águas), Sub Sede; Correia Porto; Vila Celeste; Moreninha e São Roque. Além disso, Entre Rios e São Clemente também pertenciam à Paróquia.

Com a Construção Hidrelétrica de Itaipu, a indenização e o alagamento de muitas terras produtivas nos anos 78 a 80, houve a migração de muitos agricultores para o Paraguai, Mato Grosso e outras regiões do Paraná. Com isso o número de membros reduziu drasticamente.

Com o passar dos anos, novos membros também passaram a integrar à Paróquia. A configuração atual da Paróquia é de seis comunidades: Bom Pastor de Santa Helena; Martin Luther de Itaipulândia; Comunidade de Santa Inês; Comunidade de Esquina Gaúcha; Comunidade de Missal e Comunidade de Esquina Céu Azul. Além das comunidades, são atendidos dois Pontos de Pregação: Sub Sede e São Vicente Chico. Atualmente, o P. Janio Martens Alves pastoreia as Comunidades formam a Paróquia de Santa Helena.

Que Deus continue abençoando a Paróquia e todas as pessoas que fazem parte dela!

Texto e fotos: Arquivo da Paróquia de Santa Helena 

HISTÓRIA
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br