Filipense 2.5-11 - Ano Novo - Nome de Jesus - 01/01/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

01/01/2021


01/01/2021 - Ano Novo – Nome de Jesus
Pregação: Filipense 2.5-11;
Leituras: Nm 6.22-27; Sl 8; Mt 2.15-21
Pa. Raquel Kralike Lopes – Rondonópolis- MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Que todo joelho se dobre ao nome de Jesus, nos céus, na terra e debaixo da terra. Filipenses 2.10.”
Com essas palavras do apóstolo Paulo, eu quero te saudar e acolher neste dia especial, dia em que iniciamos um novo ano civil. Hoje nós nos encontramos para louvar e agradecer pela companhia, pela força, pelo cuidado e sustento que recebemos do nosso Deus nesse ano que passou e também para entregarmos em fé e esperança esse novo ano em suas mãos, e pedir que Ele continue caminhando ao nosso lado em 2021! Desejo que esse momento seja um momento especial em sua vida e que cada um de vocês, também aqueles e aquelas que nos visitam, possa sentir-se bem entre nós. Pois, conforme o hino que iremos nesse momento cantar: aqui você tem lugar!


CANTO DE ENTRADA
Nº 6- LCI – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Aqui estamos reunidos em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 365 - HPD – Vem, Espírito Santo, vem

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Nós queremos iniciar esse novo ano em paz e com a certeza de que estamos iniciando pelo caminho certo. Só podemos fazer isso, quando reconhecemos a nossa fragilidade humana, quando reconhecemos que somos pessoas falhas e pecadoras, e entregamos diante do Senhor os nossos pecados! Assim, também o apóstolo João nos ensina: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Oremos:
Bondoso e misericordioso Deus, nós estamos aqui diante do teu altar, nesse primeiro dia do ano de 2021, para reconhecer humildemente os nossos pecados! Sim, ó Deus, nós pecamos em pensamentos, palavras e ações, mas também pecamos quando nos omitimos diante de situações em que deveríamos intervir e quando descuidamos de tudo o que deveríamos cuidar! Foram tantos pecados, tantas situações que nos envergonham! Pecamos Senhor e muitas vezes deixamos de viver e semear o Evangelho em nosso dia a dia! Afastamo-nos de ti e de nossos irmãos e irmãs. Por isso, pedimos, tem misericórdia de nós e perdoa os nossos pecados, ajuda-nos a andar em novidade de vida, isso é o que te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Por causa do amor, da fidelidade e da misericórdia do nosso Deus, eu posso anunciar: os teus pecados estão perdoados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Kyrie
Como comunidade reunida os nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo e por isso, nós queremos clamar cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tudo o que nós recebemos das mãos de Deus, nós bendiremos ao Senhor em todo o tempo!

263 - HPD – Bendirei o Senhor em todo o tempo

ORAÇÃO DO DIA
Oremos:
Deus amado, graças e louvor te rendemos por podermos estar reunidos em teu nome e em tua presença nessa manhã/noite, do primeiro dia de 2021. Aqui nos reunimos para ouvir a tua Palavra que quer ser lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos passos! Ajuda-nos por meio do teu Santo Espírito para que possamos acolhê-la em nossos corações e mentes, e que possamos também a praticá-la em nosso dia a dia. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, o teu filho amado, que contigo e o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Sl 8

2ª Leitura Bíblica: Fp 2.5-11

L Aclamemos ao Evangelho, cantando:
C Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Mc 2.15-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês, amém.
Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo,
Hoje, temos diante de nós a porta de um novo ano que se abre a cada um, a cada uma de nós! E nós lançamos sobre este novo ano as nossas expectativas, queremos realizar todos os nossos desejos e sonhos, o novo ano precisa ser diferente é o que nós desejamos em cada novo ano que se inicia. Mas, em 2021 as nossas expectativas estão ainda maiores, especialmente, se pensarmos em relação às dificuldades que vivenciamos no ano que passou. O ano de 2020 foi o ano da pandemia, que nos trouxe o isolamento, a alteração das nossas rotinas e costumes, acentuou o medo e a ansiedade das pessoas, deixou milhares de vítimas, acentuou o desemprego, deixou um caos na saúde e na economia; e, tantas outras consequências que ainda estamos vivenciando em nosso dia a dia. E embora, nós saibamos que tudo isso ainda não passou, nós cremos e confiamos que tudo isso vai passar. E por isso, 2021 vem ainda mais carregado de expectativas, esse ano, precisa ser melhor, e vai ser!
Esse ano será um ano melhor porque nós cremos e confiamos em Jesus Cristo, o filho de Deus, o próprio Deus, que se esvazia de si mesmo e vem ao nosso encontro para nos mostrar que Deus não é indiferente a nós e ao nosso sofrimento. Ao contrário, ele é um Deus que se compadece do seu povo, ainda que ele seja pecador, e a sua intenção é o resgatar! É a imagem desse Deus que o apóstolo Paulo nos mostra na carta aos Filipenses: um Deus que não fica onde está, assistindo tudo ruir mas, que humildemente assume a forma humana e vai até as últimas consequências para nos mostrar, para nos servir com o seu amor. É nesse Deus que nós cremos e confiamos e foi ele quem permaneceu ao nosso lado ao longo de todo o ano de 2020, especialmente, nos momentos mais difíceis.
E é esse mesmo Deus que nos ensina e nos chama a querer, a orar e a agir de tal forma que 2021 possa ser de fato, um ano melhor! Porque se nós queremos um ano melhor, nós precisamos querer aprender a ser pessoas melhores nesse ano que estamos iniciando! Precisamos olhar para dentro de nós mesmos com humildade e sinceridade e, ver quais atitudes nós podemos trazer para esse novo ano e, quais nós precisamos deixar para trás. Precisamos refletir e nos perguntar sobre as consequências que os nossos atos trouxeram e também se é necessário reparar algo que talvez tenha ficado pendente. Isso é abrir as portas de um novo ano colocando em prática aquilo que Jesus nos ensina!
Mas para que isso aconteça, é necessário primeiro nos questionarmos sobre o lugar que nós vamos permitir que Jesus ocupe em nossas vidas nesse novo ano! Nós vamos permitir que ele nos direcione, que ele nos mostre o caminho? Vamos permitir que ele mesmo seja o nosso caminho? O único Senhor de nossas vidas?
Paulo nos deixa claro quem é Jesus, o que ele fez por nós, nos mostra porque devemos segui-lo! Mas também nos mostra que devemos ir além, somos desafiados a termos atitudes semelhantes à de Jesus, que deixou o seu lugar de honra e glória para vir aqui, nesse chão onde você e eu pisamos, para nos mostrar que diante de Deus nós somos todos iguais e temos o mesmo valor! Através da sua morte e ressurreição, Jesus nos mostrou que nós somos filhos preciosos, filhas preciosas para o nosso Deus e por isso, nós precisamos nos esforçar para viver e agir como tais. E que bom e alegre será se nós nos unirmos e tentarmos fazer desse lugar, já aqui e agora, um lugar especial onde todas as pessoas possam viver dignamente, em comunhão, cuidando umas das outras e, reconhecendo umas às outras como filhos e filhas do mesmo Pai. Pessoas que tem o mesmo valor, os mesmos direitos e os mesmo deveres! Tudo isso é possível se pudermos seguir o exemplo de amor e humildade de Jesus Cristo . Sem dúvidas, os nossos esforços, as nossas tentativas farão desse novo ano, um ano muito melhor, cheio de amor, paz e esperança! Assim, estaremos cumprindo com a nossa missão de levar o Evangelho adiante, e quem sabe, oportunizando que outras pessoas conheçam e reconheçam que Jesus Cristo é o Senhor! Que o Santo Espírito do Senhor, nos abençoe e guie. Amém!
HINO
Nº 173 - LCI – Nome sobre todo nome

CONFISSÃO DE FÉ
Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - LC –

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________


PAI NOSSO
Querido e bondoso Deus, nós te louvamos e agradecemos, porque mais uma vez viestes ao nosso encontro para nos alimentar com a Tua palavra e renovar a nossa fé. Louvamos-te e agradecemos por todo o cuidado, por todas as bênçãos que nos concedestes nesse ano que passou e te pedimos: seja nosso companheiro de caminhada nesse ano que estamos iniciando! Guia os nossos passos para que possamos permanecer na tua luz e assim, ser instrumentos de paz, amor e justiça nesse mundo. Amado Deus, colocamos sob o teu cuidado e proteção as nossas famílias, a nossa igreja, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade. Agradecidos pelo teu amor, teu cuidado e tua misericórdia, nos entregamos confiantes em tuas mãos ao orarmos como Jesus nos ensinou dizendo: Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”

ENVIO
Envio
Sigamos em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria e em gratidão.


CANTO FINAL
Nº 287 - LCI – Cuida bem, Senhor


Autor(a): Pastora Raquel Kralike Lopes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Ano Novo

Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60373
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br