Ensinar a fé

Senhas diárias

02/08/2020

SENHAS DIÁRIAS - 02.08.2020
O ensino de geração para geração sempre foi fundamental para Israel perpetuar sua história e sua fé. As novas descobertas eram vagarosas e o que se sabia numa geração muitas vezes demorava para ser substituído por algo novo. A sabedoria dos idosos se perpetuava por gerações. O idoso era muito respeitado e ouvido. Ao mesmo tempo, o testemunho dos pais e avós era fundamental para que a fé em Javé permanecesse firme para filhos e netos. Como não havia muitas pessoas que sabiam ler e escrever, a tradição oral era a fonte de conhecimento por muitos séculos. Moisés orienta o povo a buscar o conhecimento da história e dos feitos de Deus através dos familiares idosos. E isto acontecia. Os idosos tinham seu espaço especial na sabedoria do povo e das tribos e clãs de Israel. Hoje, em parte, isso permanece. As crianças aprendem de pais e mães, de avós e avôs, mas rapidamente já estão buscando conhecimento próprio na internet, nas redes sociais e semelhantes. A figura do idoso que ensina filhos e netos já está bastante desgastada e, em grande medida, as crianças, adolescentes e jovens mostram mais conhecimento do que as gerações anteriores. O que permanece muito em alta é a sabedoria de vida que o idoso tem. Essa é insubstituível e os jovens só vão ter com o passar do tempo e com a experiência de vida.
Paulo exorta a que Timóteo tome como fundamentais os ensinamentos que recebeu dele. Para àquele momento eram o que de melhor Timóteo poderia ter, pois tinham seu fundamento em Cristo Jesus e na capacidade especial de Paulo. Havia muitos ensinamentos sobre a fé, sobre Jesus, sobre as Escrituras e Paulo tinha confiança de que seus ensinos eram o caminho a ser seguido entre tantos que se mostravam. As crianças continuam aprendendo sobre a fé em casa, com pais e avós, depois no Culto das Crianças, no Ensino Confirmatório. Isso se mantém, de certa forma, como base de fé e vida. Nós aprendemos de nossos pais e avós e cabe a nós continuar buscando ensinar nossos filhos e netos. Já está muito diferente, pois a independência de crianças, adolescentes e jovens está ficando cada vez mais definida. A fé cristã precisa de nossos esforços e testemunho para se manter como a fé das novas gerações, apesar das redes sociais já mostrarem uma fé própria. Vamos viver e testemunhar Jesus Cristo e manter sua figura, história, ação e Salvação muito claras. O mundo precisa.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58103
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br