Coragem, determinação e fidelidade...

Senhas diárias

27/05/2021

SENHAS DIÁRIAS - 27.05.2021
Josué 14.8 – Calebe disse a Josué: Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente
ao Senhor, meu Deus.
Apocalipse 3.11-12 – Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória. A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus.
Guarde o que você já tem para não perder o que ainda não possui. Esta é a mensagem que recebemos no dia de hoje. Vemos isso em Calebe e no texto referido para hoje. Quando estavam perto da terra prometida, Moisés enviou alguns homens para espiar a terra e ver quais eram os perigos e resistências que encontrariam ao tentar tomar posse dela. Quando estes homens voltaram estavam com medo de ir, pois o que viram os assustou. Viram gigantes e tiveram medo. Apenas Josué e Calebe, especialmente este, mantiveram a confiança de que a terra seria colocada em suas mãos, pois era promessa do Senhor. Quarenta e cinco anos depois Calebe relembra este fato, em conversa com Josué, e menciona que obteve a promessa de Moisés de que aquela terra em que estiveram seria dele como prêmio pela coragem e pela confiança em Deus. Calebe manteve sua confiança em Deus, e sua dedicação ao Senhor, e isso foi recompensado com uma terra boa e próspera, segundo o relato bíblico. Ele guardou o que tinha, sua confiança no Senhor, e não perdeu o que ainda não havia recebido. Sua fé e sua fidelidade foram coroadas. Cabe a nós, hoje, manter o que temos para vivermos a alegria da fé em Jesus e a certeza de um novo tempo com paz e bem.
É o que o texto de Apocalipse nos diz. Quem mantiver sua firmeza de fé haverá de experimentar, já agora, vida em abundância com a presença de Cristo em sua vida e terá a certeza de que a vida eterna está preparada por Jesus, o Senhor. Vamos guardar a fé vivendo segundo Cristo Jesus e assim nada perderemos da vida prometida por Ele. Pelo contrário, seremos testemunhas de todo o bem que Deus tem para cada pessoa e abriremos nossa vida, em alegria, para que mais pessoas experimentem esta presença de Cristo no dia a dia. A promessa de participar da vida eterna, ser coluna no templo de Deus, também será força e ânimo para a fidelidade a Jesus. Porém, isso não será a razão de nossa perseverança na fé. A razão maior e fundamental para a vivência de fé é o amor de Deus derramado sobre o mundo através da vida, morte e ressurreição de Cristo Jesus. Ele nos fundamenta e nos faz viver em alegria. Podemos até dizer, sem menosprezar ser coluna no templo de Deus, que esse detalhe está nas mãos do Senhor e não é necessário preocupar-se com isso. Basta vivermos segundo Cristo e não perderemos o que ainda não temos. Mantenhamos a confiança em Jesus. Ele fez tudo o que era necessário para nos dar novo tempo de vida. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62771
REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br