Compaixão - Salmo 6.2 - P. Klaus Dieter Wirth - 18 de julho de 2020

18/07/2020

COMPAIXÃO e pandemia

Querida irmã, querido irmão em Cristo!

Hoje queremos fazer a nossa Oração do Dia, aqui, em meio à natureza. E a fazemos em nome do Pai que, por compaixão, enviou seu Filho Jesus Cristo a este mundo, para viver entre pessoas como nós; em nome do Filho, Jesus Cristo, que viveu a paixão por toda a humanidade, por todas as pessoas; e em nome do Espírito Santo que, por compaixão, nos capacita a olhar para a vida das outras pessoas, per-ceber as suas mazelas, e ali, então, Ele vai agir na nossa vida para ajudar outras pessoas.

Compaixão e pandemia: nessa sequência. Por que? Porque não é só na época da pandemia que deve-mos ter esse espírito de compaixão pelo sofrimento alheio. Em todos os momentos da nossa vida te-mos que ter a capacidade de com nossos olhos e o nosso coração perceber o que a outra pessoa está passando e no meio desse sofrimento ter uma ação bem concreta.

São duas formas de sofrimento bem claras que existem nesse mundo: o primeiro é aquele que nós, seres humanos, provocamos na vida de outras pessoas, com o nosso preconceito, com a nossa falta de amor, com a nossa falta de empatia de perceber as necessidades e o sofrimento das outras pessoas; e o outro sofrimento pelo qual as pessoas passam, que nós seres humanos passamos, é nos momentos que a própria natureza, com todo seu poder, às vezes acaba trazendo para dentro de nossas vidas e de nossos familiares, o sofrimento. E aí eu penso claramente em ciclones, terremotos, tsunamis, viroses, enchentes, furacões, etc., etc., etc... Também isso provoca muito sofrimento em muitas e muitas pes-soas.

E nesse sofrimento das outras pessoas nós podemos ter duas atitudes. Às vezes duas que caminham juntas, às vezes é coisa separada. Quando caminham juntas é a ação concreta, é a atitude concreta junto com a segunda, que é a oração. Mas têm vezes que não dá para ter uma atitude concreta deverá sempre por causa da distância, por causa do perigo de contaminação, e é nestas horas que entra ape-nas uma atitude, a oração, para que Deus tenha compaixão dessas pessoas. Nós temos no Culto um momento onde nós rogamos pelo sofrimento das outras pessoas.

E eu gostaria de elencar vários motivos de oração para você fazer, na sua oração particular, e colocar essas situações perante Deus.

Que Deus tenha compaixão, e nos capacite a ter compaixão também, das...
 pessoas que perderam um ente querido e que sofrem com o luto solitário e que não podem vivenciar o luto em comunidade, o luto solidário;
 pessoas que sofrem nas UTIs com o vírus Corona ou com outra doença grave;
 com @s familiares que sofrem com o sentimento de impotência em relação a um/a amig@, um/a familiar;
 com as pessoas que perderam seu emprego ou que sofrem por não conseguirem trazer para dentro de casa, de seu lar, a manutenção básica, mínima, para oferecer uma dignidade a suas/seus familiares;
 pelas pessoas que estão na linha de frente no combate à essa pandemia;
 pelas pessoas idosas que não podem ver e nem ter contato físico com amigas e amigos;
 pelas gerações de avós e net@s que não podem se encontrar e abraçar;
 pelas pessoas que não têm um lar para experimentar o convívio, a comunhão e o conforto;
 pelas pessoas que vivem sozinhas em suas casas ou apartamentos;
 pelas pessoas que perderam tudo com a passagem de ciclone, enchentes, furacões, ter-remotos ou outros eventos poderosos da natureza;
 e pelas outras pessoas que de uma ou de outra forma estão sofrendo neste mundo.
Que possamos colocar tudo isso perante Deus e que Ele tenha COMPAIXÃO, tenha PIEDADE!

E quero também aproveitar e convidar você para se juntar, amanhã (19/07/2020), a luteranas e lutera-nos no Brasil inteiro. A Igreja Luterana vai estar orando por todas as pessoas que estão sofrendo com o luto por terem perdido alguém querido, algum familiar por causa da pandemia ou por causa de qual-quer outra doença ou situação de perda.

E que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o grande amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com você e com seus familiares, hoje e sempre. Amém!

Klaus Dieter Wirth, paróquia Leste


Autor(a): Klaus Dieter Wirth
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57816
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br