Colégio inicia ano letivo sob a bênção de Deus

Escola em Porto Nacional marca início das aulas com fé e reflexão

03/02/2020

Estudantes do Colégio.
Mensagem e reflexão.
Encorajando ao colégio a buscar e valorizar a sabedoria.
Diretora segurando o vaso com a ilustração da reflexão do dia.
Oração e bênção.
Pastor e diretora educacional.
1 | 1
Ampliar

No dia 03 de fevereiro, na cidade de Porto Nacional, nas dependência do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, a Paróquia Tocantins Centro da IECLB esteve presente em um momento de mensagem, oração e bênção aos estudantes e professores no primeiro dia de aulas do ano letivo de 2020. A convite da diretora educacional, Suleima Cristina Botteri, na manhã da primeira segunda-feira de fevereiro, o ministro Sérgio Selke pôde estar presente no colégio e acompanhar o início dos trabalhos dessa instituição. Após um momento de recepção calorosa dos alunos com músicas e boas-vindas, todo o colégio se reuniu no pavilhão para um ato cívico. Após o primeiro momento, foram conduzidos alguns cantos e corinhos que envolveram os presentes com gestos e canto comunitário.

Antes das orientações sobre o início do ano letivo, o P. Sérgio foi convidado a trazer uma mensagem. Nela, o ministro leu o texto de Provérbios 1.20-33. São versículos que exaltam a importância da sabedoria, que, quando desprezada, traz prejuízos, pois a sabedoria possui em si conselhos e aprendizados que protegerão as pessoas no seu presente e futuro. Para ilustrar, o ministro Sérgio trouxe consigo um vaso com uma flor, algumas ferramentas que auxiliam no cultivo e adubo para a planta. A partir do texto e do exemplo da planta, afirmou-se que a sabedoria é cultivada no aprendizado diário também na escola, na presença dos professores e familiares. Da mesma forma que uma planta precisa receber o cuidado com ferramentas de alguém de fora, assim somos nós os seres humanos. A terra que envolve as raízes da planta precisa ser adubada, limpa e solta para que a planta possa se desenvolver. Por outro lado, essa planta necessita de podas que evitem que ela perca suas forças, que acabe não florescendo e, da mesma forma, que não produza frutos. Neste novo ano letivo haverá muitas ocasiões em que professores, assim como famílias e as instituições, quererão ensinar a viver sabiamente. Cada aula, cada dia e todos os bimestres serão de intenso aprendizado e rotina. Se assim entendermos que são oportunidades para se atentar à sabedoria e ao que ela quer nos ensinar, certamente haverá muito desenvolvimento coletivo e pessoal. Quando houver podas e limites impostos por professores e autoridades, ali também podemos ver a sabedoria que deseja nos proteger e cuidar. Dentro de uma escola haverá diversas situações de bons aprendizados, mas também de maus exemplos. É a sabedoria que nos auxiliará a enxergar e distinguir o que é, de fato, bom para mim e meu próximo. Deus nos presenteia com colegas, professores e autoridades para aprendermos deles e com eles.

Terminando, o P. Sérgio ressaltou que não devemos desprezar aquilo que Deus nos presenteia como sabedoria. Ela não tem idade para ser aceita ou rejeitada, mas, quando aceita, a sabedoria fará toda a diferença para o presente e para o futuro. É a sabedoria bem usada que faz uma planta ser bem cultivada, assim como um estudante ouvir e aprender faz dele alguém que se desenvolve em estatura e em sabedoria aliada ao conhecimento. Ao terminar, o pastor orou com toda a escola, rogando a Deus por bênção e sabedoria na vida de cada um que estaria nessa instituição em 2020 para trabalhar, servir e aprender. 


Autor(a): Pastora Soliana Schneider e Pastor Sérgio Selke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 33
ID: 55012
COMUNICAÇÃO
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br