Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Fevereiro de 2021

18/02/2021

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Fevereiro – 2021

Fiquem alegres, porque o nome de vocês está escrito no céu (Lucas 10.20)

Aquelas setenta pessoas enviadas por Jesus para a missão voltaram alegres. Tinham expulsado demônios pela autoridade que Jesus lhes havia concedido. Mais alegres ainda ficaram quando Jesus lhes disse: “o nome de vocês está escrito no céu”. O que poderia ser melhor do que isso?

Estamos iniciando o tempo da Quaresma. Não é um tempo de alegria, porque a memória do sofrimento de Jesus se torna mais forte neste momento. Mas também não é tempo de desânimo, pois a Quaresma faz parte do Ciclo da Páscoa. O caminho de Jesus não termina na cruz!

Quaresma é tempo de perguntar: nós, que estamos no discipulado de Cristo, seguimos com ele no caminho? Aprendemos com suas palavras e seu agir? Nos dispomos a assumir a missão que ele nos dá? Jesus sofreu a violência da cruz para que a humanidade tivesse paz: paz com Deus, paz entre as pessoas. Vivemos em paz? Promovemos a paz?

Para as Igrejas ligadas ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), a Quaresma de 2021 é tempo de participar da Campanha da Fraternidade Ecumênica, cujo tema é Fraternidade e Diálogo, Compromisso de Amor. O lema bíblico que fundamenta a Campanha é Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2.14).

A Campanha da Fraternidade Ecumênica acontece a cada cinco anos, aproximadamente, desde o ano 2000. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica Apostólica Romana, convida Igrejas e instituições a colaborarem na definição do tema e na elaboração de materiais. A IECLB participou ativamente neste processo, porque é Igreja ecumênica e entende que a Campanha é testemunho de unidade em Cristo. O tema deste ano nos chama para dialogar e agir como irmãs e irmãos.

O Evangelho de Jesus Cristo nos une. Com base no Evangelho, muitas Comunidades da IECLB têm experimentado a dádiva da boa convivência com outras Igrejas. Também em muitas famílias convivem pessoas de Igrejas diferentes e pensamentos distintos. Discordância entre pessoas e entre Igrejas não é problema. O problema se instala quando alguém, julgando ter a verdade absoluta, não dialoga de modo respeitoso, ataca e condena quem pensa diferente. Aí a discordância causa discórdia e divisão, o que é contrário à vontade de Deus.

Cristo é a nossa paz. Por isto não podemos deixar que a discórdia e o ódio se instalem em nossas Igrejas. A Campanha da Fraternidade Ecumênica está sendo atacada com mentiras, difamações e ameaças violentas. Diante disso, é necessário perguntar: é este o caminho que Jesus apontou? A Presidência da IECLB conclama todas as pessoas a participarem da Campanha da Fraternidade Ecumênica e vivenciarem a paz de Cristo. Seguindo o lema da Campanha, vamos nos unir em leituras bíblicas, orações, intercessões e estudos preparados por pessoas de diferentes Igrejas. Vamos ouvir e falar, fazendo-o com respeito, de acordo com o amor de Deus.

No caminho com Jesus, experimentamos dificuldades, sofrimentos, amparo, alegrias. Nesse caminho, há possibilidade de arrependimento, perdão e recomeço. Durante a Quaresma, abra seu coração ao amor de Deus. O nome escrito no céu é fruto desse amor.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 61195
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br