As promessas de Deus

Senhas diárias

22/05/2021

SENHAS DIÁRIAS - 22.05.2021
2.º Samuel 7.28 – Tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus.
Hebreus 4.12 – A palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.
Davi está consolidado como rei de Israel e seu reino está em paz. Venceu os principais inimigos e tudo corria bem. Ao meditar nesta situação e ao olhar ao seu redor e ver que ele tinha sua própria casa, lembrou que Javé, o Senhor, não tinha uma casa bem construída, mas habitava numa tenda. Isso o fez tomar o propósito de construir um templo, uma casa para o Senhor. Ao conversar com o profeta Natã, este o incentivou a fazer o que estava se propondo, pois entendia que Deus estava abençoando Davi em tudo. Porém, durante a noite, Deus falou com Natã e mandou que ele desse um recado a Davi. O recado consistia em afirmar que sempre cuidou do seu povo, habitando numa tenda, e fez com que Davi fosse rei. Ele não queria uma casa, um templo construído por Davi. Se propôs a manter a aliança e o cuidado com o rei, mas não seria ele, Davi, que ergueria um templo a Ele, Javé. Depois que Davi entregasse seu reino ao seu filho, este seria abençoado por Deus e ergueria a casa do Senhor. Neste momento, Deus reafirma a aliança com Davi e se propõe a manter seu reinado e ter vitória sobre seus inimigos, mas não queria um templo erguido pelo rei. Sabemos que assim aconteceu. Foi Salomão quem construiu o templo para Javé. Ao receber este recado, Davi se alegrou com a proteção que Deus prometia para ele e foi orar. Nesta oração ele agradece e louva ao Senhor por seu cuidado e reconhece que tudo o que Ele promete vai se cumprir, pois Deus é Senhor sobre tudo e todos. Para nós também é assim. As promessas de Deus em nos cuidar são reais e vão se cumprir, pois foi o Senhor quem prometeu. Louvado seja nosso Deus e Pai.
Quem nos relata e confirma as promessas de Deus é a sua Palavra. Ela é viva e poderosa e nos indica a verdade e separa o bem do mal. Esta Palavra é nossa força e motivação. As promessas contidas nela serão cumpridas pelo Senhor. Especialmente após a vida, morte e ressurreição de Jesus isso se torna mais claro e definitivo. Podemos confiar no que Jesus nos prometeu, e que está em sua Palavra, pois tudo se cumprirá segundo os propósitos do Senhor. E seu propósito principal e nos conduzir para uma vida em abundância e de solidariedade para com nosso próximo. A Palavra de Deus é que nos dá os caminhos certos a serem trilhados e nos indica os que devem evitados. Ela nos traz certeza e força para a vida. Confiemos no que a Palavra nos dia e sigamos segundo Jesus e seus mandamentos e exortações. Deus nos ama e só quer nosso bem. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62580
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br