A imagem de Deus

05/05/2021

   Na sociedade atual tudo gira entorno do visual. Atualmente uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas, não é só de hoje, desde tempos remotos as impressões visuais eram importantes. Pois nos seres humanos, o sentido da vista tem preponderância sobre os outros. Usamos uma grande parte do nosso cérebro no processamento das imagens que nossos olhos nos dão da realidade ao nosso redor.

   Também nos tempos bíblicos, a imagem significava muito. Como exemplo podemos lembrar dois textos escritos com centenas de anos de separação:

Ele [Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1.15

Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27

   Interessante observar que o mesmo Deus se faz imagem presente neste mundo. No primeiro relato da criação, homem e mulher são criados segundo a sua imagem. Depois, o Apóstolo Paulo lembra que Cristo é a imagem visível desse Deus que não pode ser plenamente definido através de imagens. Sendo assim, nós seres humanos podemos ver somente de forma parcial aquilo que é Deus. Talvez por isso, exista no Antigo Testamento uma proibição de fazer imagens do divino. Mas em Jesus Cristo, somos presenteados com Deus que se encarnou, ou seja, Deus se apresentou em nosso mundo de um jeito que pudesse ser reconhecido.

   Tendo isso em conta, pergunto a você que lê este texto: qual imagem de Deus você tem? Se alguém pedisse para você desenhar a Deus, como o faria? Quais características teria esse desenho?

   A minha pergunta tem uma intenção por trás. Termos a possibilidade de reconhecer que nós, seres humanos, somente podemos pensar Deus em categorias humana e muitas vezes desejamos que Deus seja de acordo com nossos interesses e vontades. Assim, posso perguntar: que Deus você precisa neste instante? Quais características próprias nós colocamos em Deus?

   Sim, muitas vezes colocamos em Deus aquilo que nós desejamos. Deus é feito de acordo com à nossa imagem. Ainda que seja só parte de nossa vontade de controlar a Deus, chegamos a acreditar que Deus deve ser assim e dizemos a quem ouse nos questionar que cada qual é livre de crer no que quiser. Por isso, fica o alerta: será que fazemos Deus à nossa imagem ou somos nós imagem de Deus?


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 27
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62351
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br