3º Domingo após Pentecostes - Marcos 4.26-34

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

18/12/2020

 

13/06/2021- 3º Domingo após Pentecostes
Pregação: Marcos 4.26-34
Leituras: Ezequiel 17.22-24; Sl 92.1-5,12-15; 2 Co 5.6-17
Miss. Tiago Marcel Semin Zang – Paróquia de Ariquemes – RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Vistam-se de justiça os teus sacerdotes, e exultem os teus fiéis”. Sl 132.9. Hoje nos reunimos como comunidade de fé, na certeza do cuidado e sustento de Deus. Para Ele que nos dá tantas dádivas, queremos render graças e louvor. Sejam todos/as muito bem-vindos/as, também os/as visitantes. Que possamos alegrar-se e exultar ao Senhor, Deus da justiça e amor.

CANTO DE ENTRADA
Nº 06 - LCI – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nos reunimos como igreja, não em nosso nome, mas no nome que está acima de todo nome, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 18 - LCI – O nosso encontro

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus, nós te rendemos graças por mais um dia de vida e por esta oportunidade de nos reunirmos como igreja em culto a Teu nome. Obrigado Senhor por todas as dádivas concedidas, pela vida, pela família e por todo o teu amor e bondade. Pedimos que o Espírito Santo examine o nosso coração e aponte nossas falhas e pecados. Pecamos muitas vezes contra ti e com o nosso próximo, em pensamentos, palavras e ações. Rogamos por tua misericórdia e compaixão. Por tantas vezes que erramos, pedimos o teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda a injustiça.” O perdão do trino Deus é concedido a cada um/a de nós.

KYRIE
Em nosso mundo, são muitos os que sofrem, por isso roguemos ao Senhor: Pela paz que vem de Ti e a salvação para todas as pessoas. Pelo cuidado aos que sofrem, enfermos, famintos, sedentos, desempregados. Por uma sociedade mais justa e honesta, por governantes tementes a ti e por nossa nação, clamemos ao Senhor: Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel e justo, ele escuta o clamor do seu povo. Por esta certeza nós o louvamos:
Nº 84 - LCI – Te agradeço

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, graças te damos pelo tempo da Palavra, luz para o nosso caminho. Te pedimos que o Santo Espírito abra os nossos ouvidos e nos dê entendimento da tua Palavra, que ela encontre solo fértil em nossos corações e que possamos sair daqui fortalecidos/as e desafiados/as a pôr em prática os teus ensinamentos. Ajuda-nos a crer e confiar na tua vontade. Por Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Ezequiel 17.22-24

2ª Leitura Bíblica: Salmo 92.1-5,12-15

3ª Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5.6-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 117 - LCI – Como a palmeira

Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Marcos 4.26-34

O crescimento do reino de Deus, da semente para a árvore, é todo por parte de Deus, independe de nós. Mas graças a Deus que nos chama e quer contar conosco para esta tarefa de crescimento do reino de Deus.

O começo pode ser pequeno como um grão de mostarda (menor que a ponta do dedo). Jesus era de Nazaré, uma vila que na sua época tinha em torno de 50 famílias. Era quase insignificante, mas ganha densidade que todos podem notar (uma árvore de 4 a 5 metros). Se comparado o reino de Jesus com os reinos que o antecederam: egípcio, assírio, babilônico, persa, grego, romano, percebemos a diferença em que uma árvore abriga todos os povos, línguas e nações. As aves buscam abrigo em sua sombra. Somente o reino de Deus é sombra e abrigo.

Os seguidores de Jesus não se impressionam com os “pequenos começos”. Sabem que o que Deus abençoa, abençoado está, e por mais insignificante que pareça, se tornarão grandes e causarão impacto na eternidade. Igual a um pequeno frasco de tintura que misturado a uma grande quantidade de água, transforma a água na cor desejada, de gota a gota. Muitas vezes achamos que o pouco que fazemos não vale a pena, mas lembramos que tudo teve um começo, alguém teve que dar o pontapé inicial, as coisas não nascem prontas. Nosso dever é fazer o que pudermos e o efeito acumulado pode produzir resultados surpreendentes. Exemplo: usar menos sacolas plásticas e fazer composteira, ambas para reduzir quantidade de lixo. Posso ser só uma pessoa que faz isso, mas fica o exemplo e o legado para os descendentes.

A ação para o crescimento do reino de Deus é toda dele. Como que um reino de um homem simples, acompanhado de 12 homens simples, pescadores em sua maioria, poderia subsistir? Somente pela ação do Espírito Santo no mundo. É um reino que subsistiu no decorrer da história, diferente dos outros reinos, pois ele é baseado em valores eternos: amor ao próximo, abnegação, serviço, autodoação. Não busca poder e domínio, bem diferente dos outros reinos. E o crescimento se dá de forma natural, porque a mensagem do reino de Deus é transformadora, renovadora e vivificante. Uma pessoa que ouve nosso testemunho numa visita e aceita o evangelho pode mudar seu entorno.

Nos cabe como cristãos, deixar germinar em nós a Palavra de Deus, aprofundando-nos na comunhão com Cristo. E deixar Cristo crescer e nós diminuirmos. Jesus quer conquistar o mundo e atrair as nações a ele com pessoas que creem nele.

Esse reino de Deus, que no início é uma sementinha, se torna uma árvore frondosa, que atrai os pássaros. As outras nações são atraídas pela beleza do reino de Deus. A Igreja como representante desse reino é o lugar onde todos/as tem seu lugar, encontram sentido, cura e abrigo para suas vidas. Mas para que as pessoas queiram chegar na igreja, é preciso que ela tenha raízes firmadas no Evangelho, ao mesmo tempo que desenvolva seus ramos. Trabalhar sem oração significa querer crescer só para cima, sem aprofundar no solo uma base forte. Lutero orava quatro horas por dia. Lembremos o tamanho da sua obra, como reformador da igreja.

Um desenvolvimento sadio acontece quando crescemos em Cristo, permitindo que sua palavra nos molde, quando tudo o que somos, pensamos e fazemos é permeado por Cristo. Os seguidores de Jesus são vasos de barro que contém um tesouro: o Evangelho e o Espírito Santo. Somos frágeis como vasos de barro, mas motivados a compartilhar esse tesouro.

Hoje temos uma decisão importante a tomar, que o Espírito Santo nos conduza nessa escolha e tarefa de ser igreja no mundo.

HINO
Nº 582 - LCI – Há sinais de paz e de graça

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Confessamos a nossa fé no Trino Deus, com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 477 - LCI – Obrigado Pai Celeste

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado Deus, te agradecemos pela Palavra que ouvimos hoje, que possamos estar com raízes firmadas no teu evangelho, para dar um bom testemunho e te servir por onde estivermos. Queremos fazer parte do teu reino e da tua obra no mundo. Também intercedemos a ti pelos motivos de oração mencionados, que o Senhor os guarde, dê forças e consolo a cada um/uma. Pedimos por nossos familiares, nossa cidade e país. Oramos pelos enfermos, enlutados e os que estão em dificuldade. Demais motivos, incluímos na oração que Cristo nos ensinou: PAI NOSSO.

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vamos na paz do Senhor e sirvamos a ele com alegria.

CANTO FINAL
Nº 300 - LCI – Deus vos guarde pelo seu poder

Ou: Nº ____________________________________________________

 


Autor(a): Miss. Tiago Marcel Semin Zang
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 34
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60544
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br