1 João 5.9-13 - 7º Domingo da Páscoa - 16/05/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

10/05/2021

16/05/2021 - 7º DOMINGO DA PÁSCOA
Jesus Cristo diz: Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês. (João 14.18)
Prédica: 1 João 5.9-13
Leituras bíblicas: Atos 1.15-17,21-26 * Salmo 1 * João 17.1a,6-19
Cor litúrgica: branco ou dourado
Miss. Sérgio Rocha – Comunidade Chapadão do Céu- GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem vindos neste dia tão especial que o Senhor nos presenteou para buscarmos ouvir a Palavra do nosso Deus. Que bom que podemos deixar nossas tarefas para ser servido pelo Senhor por meio da sua palavra e celebrar culto a Ele, neste 7° domingo da Páscoa.

ACOLHIDA AO VISITANTES: Queremos acolher, com alegria as pessoas que nos visitam, desejamos que todos se sintam bem e possam expressar a sua fé no Senhor Jesus.
Canto de entrada
Nº 332– HPD 2 – Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimos em culto em nome e na presença do Deus Pai criador e sustentador de tudo, Deus Filho nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo aquele que nos congrega em comunidade neste dia.

CANTO DE INVOCAÇÃO
124 – HPD I – Santo Santo Santo! Deus onipotente
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Bondoso e amado Senhor! Somos gratos a ti por nós acolher como filhos amados. Mesmo não merecendo tamanha graça. O Senhor nos acolhe quando nós cometemos o delito de pecados e nós sabemos muito bem que nosso pecado nos separa da presença gloriosa do Senhor. Pedimos perdão pela nossa desobediência, quando não levamos a Tua Palavra Senhor a sério. Que o ato Redentor possa nos limpar e purificar dos nossos pecados que aqui confessamos ouça Senhor nosso Deus a nossa oração que por seu amor possamos receber o Perdão e misericórdia.

ANUNCIO DO PERDÃO
Deus o nosso Pai é a fonte esgotável de amor e misericórdia pois se confessarmos os nossos pecados Ele Jesus fiel e Justo para perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados. Vinde a mim todos vocês que estão cansado e sobre carregado eu vos darei alivio (Mt 11.28).

Oração do dia.
Louvamos o seu nome Senhor nosso Deus, pelo teu grande Amor pela tua fidelidade e grande compaixão, obrigado porque entregaste teu amado Filho por nós. Acompanha a caminhada do teu povo para que estes não se esqueçam do teu agir em seu favor. Fortalece-nos com tua forte mão ajuda nós a ouvir a tua Palavra e as coloca-las em prática. Fortaleça no amor e nos oriente nos caminhos a seguir. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURASBIBLICAS
Leituras bíblicas: Atos 1.15-17,21-26 * Salmo 1 * João 17.1a,6-19

1ª Leitura Bíblica: Atos 1.15-17,21-26
2ª Leitura Bíblica: * Salmo 1 * João 17.1a,6-19

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 – HPD II – Estou pronto Senhor

PRÉDICA: 1 João 5.9-13
Prezados irmãos e irmãs no começo da carta de João nós percebemos pelo menos 3 propósito de João ao escrever sua epístola.
1° propósito é solidificar encorajar aqueles irmãos em relação a certeza da salvação que só tem em Jesus Cristo.
2° propósito da Carta de João é trazer a base históricas da fé quando ele fala nós temos visto, nós ouvimos, nós apalpamos ou seja Ele Jesus é real não é uma ilusão da nossa mente.
3° propósito da carta de João: Através desta carta a fé daqueles irmão pudesse ser testada. Porque os falsos mestres estavam ali infiltrados trazendo o falso ensinos, muitos irmãos estavam confusos naquele momento. Estavam fazendo perguntas como será que eu sou salvo mesmo? Será que posso ter certeza da minha salvação? Eram perguntas que vinham na cabeça daqueles irmãos pelo fato de tudo que João escreve até aqui.
No vs 13 do capítulo 5 o apóstolo afirma que é totalmente possível nós termos a certeza da salvação não precisamos ter dúvida nenhuma sobre isso. Quem crer no Filho de Deus pode ter certeza da sua salvação. Se de fato nós somos de Deus em outras palavras nós iremos amar a Deus acima de todas as coisas! Nós iremos amar nosso irmão, nós iremos obedecer a sua Palavra e viveremos uma fé em Cristo mais autêntica.
Queridos irmãos e irmã no vs 9, Deus testemunha acerca do seu Filho, porque o caráter de Deus é Santo e está além do homem que é pecador se nós confiamos no testemunho de pessoas que são pecadoras. Porém precisamos confiar muito mais no testemunho do próprio Deus acerca do seu Filho! No livro de Números 23.19 diz: Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Isso é suficiente para cremos e confiar no testemunho de Deus acerca do seu Filho.
No vs 10 o apóstolo João traz um aspecto positivo e um aspecto negativo, aquele que crê no filho de Deus tem em si o testemunho. Porém, quem não crê no Filho de Deus o faz de mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.
Portanto, se nós cremos no evangelho nós temos o testemunho e o Espírito Santo habita em nós exatamente por esta presença do Espírito Santo em nós é que cremos no Evangelho, o Espírito Santo é o supremo professor do nossos corações que nos orienta diante da Palavra pregada, diante da Palavra lida, e o Espírito santo que nos ensina em todos momentos. Ele está em nós todos momentos se cremos no Filho de Deus temos este testemunho.
Aquele que não assume um compromisso de lealdade com evangelho e não crê no Filho de Deus, faz de Deus um mentiroso. Muitos dizem eu creio em Jesus a questão aqui não é o crer mais sim ter sua vida moldada transformada pelo evangelho! É isso que o apóstolo João está dizendo que este crer nos leva ao compromisso, que molda as nossas vidas. Aquele que não crê no testemunho do próprio Deus na história e o rejeita conscientemente o evangelho ele se constitui como inimigo de Deus.
Meus irmãos e irmãs a vida eterna é obra exclusiva de Deus. Não alcançamos a vida eterna por nosso mérito ou pelas boas obras que fazemos é Deus que nos concede este presente quando cremos no seu Filho Jesus Cristo.
Nós temos a firme esperança em Cristo! Assim nos podemos cantar porque Ele Vive, podemos crer no amanhã.
A eternidade não está relacionada somente ao futuro, não pense que voce que crê no filho de Deus vai desfrutar da vida eterna só quando você morrer ou quando Cristo volta.
Você e eu somos convidados a viver uma vida em abundância nesta vida qua Deus nos abençoe a nossa vida amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,
o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
nasceu da virgem Maria,
padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu ao mundo dos mortos,
ressuscitou no terceiro dia,
subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,
de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 249 – HPD1 – Graças Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
Amado Deus te agradecemos pelo culto que tivemos te damos graça pela sua manifestação. Agradecemos por tua palavra que é uma palavra viva e que tem falado a nossos corações. Senhor Deus que possamos aquietar-nos diante do Senhor Jesus para que possamos ouvir a tua voz e assim obedecer os teus mandamentos.
Não permita querido Deus que a agitação de final de ano impeça nos de termos um momento para ouvir a tua voz. Que sejamos lembrados constantemente do teu imenso amor e através Jesus de Cristo nos trouxe vida nova e salvação para que tenhamos vida abundante. Que tenhamos um coração grato pela benção que recebemos por meio da tua graça.
Assim também Senhor ouve os nossos pedidos: e nos assista com sua forte mão. Deus obrigado por ser tão fiel para com seus filhos obrigado Senhor Jesus. E os demais pedidos que tenhamos colocamos na oração que teu Filho Jesus nos ensinou.
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja a tua frente para mostrar o caminho certo.
Que o Senhor esteja atrás de ti, para te livrar da falsidade das pessoas má.
Que o Senhor esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste.
Que o Senhor esteja abaixo de ti para te levantar quando caíres.
Que o Senhor esteja sobre ti para de abençoar. Assim abençoa o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
uma semana abençoada vão na Paz do Nosso Deus e o sirva com alegria nesta nova semana.

CANTO FINAL
165 – HPD II – Há sinais de paz e de graça.
 


Autor(a): Missionário Sérgio Rocha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 7º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61756
REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br