04 de outubro - Espiritualidade e Jubileu - João 1.14

Sementes Bíblicas para o Tempo da Criação 2020

04/10/2020

04 de outubro - Espiritualidade e Jubileu - João 1.14

SEMENTES BÍBLICAS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2020

Tema Geral: JUBILEU PELA TERRA (Levíticos 25)

Quando lemos em João 1.14 que o Verbo criador de Deus, ou seja, seu Filho amado e cheio de glória, “se fez carne e habitou entre nós”, sendo que o verbo “habitar” precisa ser traduzido por “armar uma tenda”, ou por “acampar em condições precárias”,

Então entendemos que Deus se encarna na fragilidade, pois somente no caminho por baixo seu amor alcança a todas as pessoas e a tudo que está sendo esmagado. Precisamente nisso consiste sua glória, e é esse o “ano aceitável do Senhor”, inaugurado por Jesus conforme Lc 4.19s, o ano do “jubileu”, um termo hebraico traduzido no grego como “libertação”. Logo o Jubileu é festa alegre para Deus.

Por isso: A espiritualidade cristã nos mantém firmes no caminho ao lado dos mais fracos e da criação que geme, ela nos enche de alegria e paz em meio às lutas e nos torna gratos a Deus pelas pessoas e ONGs que se engajam na renovação de nosso mundo. Esse Espírito divino sempre será um incômodo para os acomodados e um consolo para os desconsolados. Ele nos leva a ansiar pela “primavera definitiva de toda a criação”, como dizia Hildegard de Bingen, monja, pregadora e naturista do séc. XII.

E você? Você e sua igreja experimentam a satisfação de servir à nossa casa comum com o evangelho desse Deus que veio na fragilidade? Pois quem não conhece essa satisfação não sabe o que está perdendo e um dia terá que correr atrás do prejuízo.

Texto: Werner Fuchs
Produção: radiowebluteranos.com


Veja todas as Sementes Bíblicas

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br