Você tem mais o que fazer...

Senhas diárias

26/05/2018

Ah! A língua pode ser terrível! Tiago que o diga! Mas o salmista já sabia disso muito antes. Sua oração, em forma de súplica é para que Deus controle seu falar, pois ele sabe que é uma das coisas mais difíceis de fazer. É verdade que para uns é mais difícil que para outros. O salmista está suplicando que Deus o ajude com o que fala. Certamente não é apenas no que fala dos outros, e sobre os outros, mas também conversas licenciosas e que nada edificam para a vida de quem ouve. Uma das coisas que mais machucam as pessoas certamente é a fofoca, o falar mal de alguém, o leva e traz, o espalhar fatos acontecidos, mesmo que sejam verdadeiros. O salmista expõe sua fraqueza diante de Deus e clama por ajuda. É como se ele dissesse: Senhor! Não quero fazer isso! Me ajuda! Há um ditado popular que diz: Quem fala mal dos outros para ti, fala mal de ti para ops outros. Quem fala mal de outros não perde oportunidade e falará mal de você também. Não faça isso! Você também tem telhado de vidro. Fique de butuca, pois você pode ser o próximo alvo. Procure na internet o texto as três peneiras, conhecido de muitos, e leia, pois ele nos exorta a não espalhar coisas sobre os outros.
Paulo exorta os cristãos da Galácia a evitarem usar a liberdade, que o cristão tem, de forma errada. Ele sabe que o cristão pode tudo, pois vive na maior liberdade que existe: a liberdade dada por Jesus na cruz e na ressurreição. Nada, a não ser Deus, está sobre o cristão. Porém, ele também sabe que esta liberdade pode fazer com que percamos o foco cristão no seu uso: Não deixem que esta liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Isto é, como ele diz em 1.ª Coríntios, Tudo é permitido, mas nem tudo convém. O limite para o falar, bem como o agir, em relação ao próximo é o amor. Ele reforça isso: que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros. Cuidemos do nosso falar, pois ele pode ser motivo de desgraças, brigas, dores e decepções. Falemos bem uns dos outros. Caso alguém proceder mal, fale com ela e a ajude a transformar seu jeito. Se não quiser interferir desta forma, fique quieto e não coloque mais lenha na fogueira. Pois você perderá uma oportunidade de ter ficado quieto. Muito ajuda quem não atrapalha!. Pensemos nisso. O Senhor é conosco. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47373
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br