Viver sem ética dá mais trabalho

16/03/2017

Esta frase ouvi recentemente num vídeo de um historiador* e ela tem repercutido no meu pensamento e no dia a dia no encontro com as pessoas. Pois sinto que há muita falta de ética nas relações tanto familiares quanto na sociedade e até mesmo na igreja de Jesus Cristo.

E eu gostaria de relacionar essa questão de viver eticamente com a questão da empatia. Elas andam juntas. Aprendi nas leituras da Bíblia que precisamos enxergar a outra pessoa, ouvi-lá, colocar-se no lugar dela e isso vai na contramão desta sociedade do “Eu”. Tem também a ver com caráter e educação, se aprende “em casa” e ao longo da vida. Como aprender isso em casa se os pais e mães quase não tem tempo para curtir a vida com os filhos e as filhas. Há interferências mil a nos “distrair”. Mas ao mesmo tempo se aprende ao longo da vida pelas escolhas que fazemos de como levamos a vida, esse tesouro que de Deus recebemos e um dia ela será chamada de volta à providência divina. Então está torto esse pensamento que muito se ouve: a vida é minha eu faço o que eu quero. você pode concordar comigo?! De que a vida não nos pertence.

Vive e deixe-se inspirar na vivência ética que já está ensinada, por exemplo, no verso Bíblico neste dia 06 de Março nas Senhas diárias: Efésios 2.19 – Vocês não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele. A partir do testemunho bíblico em que se insere este verso que vai de Ef. 2. 11-22 podemos refletir o seguinte.

- a carta aos Efésios e neste testemunho diz que Cristo não pertence a um povo, mas une os povos sob o mesmo alicerce. Aí há algo importante, ter um alicerce na vida (ter princípios, uma base). Quais são os seus princípios, qual é o seu alicerce? E a outra questão que pode-se levantar aqui é que sê somos um só povo de Deus não temos que levantar muros nem estabelecer obstáculos entre cidadãos, somos todas pessoas cidadãs deste Reino de Deus que está sendo construído sem barreiras- muros- grades- cercas, sem diferenciação de etnia somos todos raça humana.

- há aqui uma reformulação na compreensão de família?! quem é família? Conforme Silvia Genz e Streck em PL 36; pg. 241: “ A igreja não é, portanto, um amontoado de indivíduos, mas família de Deus; pertencer a ela é dádiva e compromisso. Família não são somente as pessoas com laços de sangue. Na compreensão bíblica todas pessoas que pertencem ao Reino de Deus são família. E todas as pessoas tem acesso gratuito ao Reino de Deus pois como Lutero enfatiza: o Deus que descobrimos ao ler mais atentamente a bíblia é amoroso e bondoso, não somos aceitos por merecimento, mas pela graça de Deus. Diante de Deus somos pessoas pecadores(limitadas) e carecemos de sua graça.

Que estas sejam mais algumas palavras que nos auxiliem em nossa reflexão sobre como estamos vivendo esta Quaresma, por uma ética cristã. Mais amor por favor! “...Para nos tornarmos uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.” Ef. 2.22


*Leandro Karnal
 


Autor(a): Pa. Carla Suzana Krüger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41586
REDE DE RECURSOS
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br