Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Tempo de Advento

15/12/2017

A palavra tempo parece ser a palavra de ordem nesta época do ano. Vivemos o Tempo de Advento. Dizem que é um tempo de reflexão e de preparação. Alguém especial está chegando, precisamos, então, nos preparar. Mas, como se preparar num tempo onde corremos contra o tempo e atrás do tempo? Falta tempo para tantas coisas que ainda queremos e precisamos fazer até que o fim do ano chegue... 

Mas, é tempo de se preparar! Quais são os sentimentos que povoam o nosso coração nesta época do ano? Que sentimentos moram em nós quando estamos em casa, na escola, no trabalho, na Igreja? Quais são os sentimentos que temos quando vivenciamos este tempo de Advento e Natal?

A cada mês de dezembro temos a impressão que o tempo está passando rápido de mais. A maioria das pessoas se angustia com este tempo que parece não querer ter tempo de andar mais devagar.

Mas, não tem jeito, mais um ano está por acabar e o tempo continua a andar, a correr... Mesmo assim, é tempo também de parar e refletir: Como está o tempo da minha vida? Que tempos pude viver e vivenciar neste ano que está para terminar? Quais eram as expectativas no início deste ano? Consegui atingi-las? E agora quais são as expectativas para o ano que está por chegar?

A Palavra de Deus, através da Bíblia, também fala desses sentimentos todos. Um texto clássico é o de Eclesiastes 3.1-8: Tudo tem seu tempo, cada coisa tem sua ocasião...

Sim, a vida é feita de tempos e a Palavra de Deus nos testifica isso... Vivemos tempos bons, vivemos tempos difíceis. Vivemos, ao longo da vida, tempos de sonhos, descobertas e desafios, mas também tempos de dificuldades, decepções e sofrimentos.

A mensagem do Advento e Natal quer nos lembrar que Deus quer estar bem perto de nós e por isso vem em Jesus. O menino Jesus vem a nós e quer fazer a diferença em nossos diferentes tempos. Vem de forma frágil e dependente como qualquer bebê e se coloca totalmente nas mãos das pessoas. (Já nos demos conta disso? A cada notícia de bebês abandonados e maltratados nos lembra do quanto o ser humano pode falhar. Mesmo assim Deus confiou o seu filho nas mãos de pessoas bem humanas). Sim, o menino Jesus precisou de cuidados, de atenção, de ensinamentos... Ele precisou de uma família que demonstrasse amor e carinho através do colo, do abraço. Também precisou daquela mão segura que ensina a caminhar mostrando a vida como ela é e ensinando os princípios e valores de quem pertence a Deus.

É isso que celebramos no Natal – Deus que vem para ser como sua criatura, para estar perto, para saber dos “tempos” que vivemos e precisamos enfrentar. Vem, também, para orientar, para ajudar, para fortalecer. Ele vem, pois tem um projeto de vida. Este projeto leva em conta o todo do ser humano e quer vida e vida em abundância para TODAS as pessoas.

Assim sendo, o Tempo de Advento é um tempo de olhar para trás e recordar o primeiro Natal, mas, sobretudo, olhar para frente em preparo para a volta daquele que veio e nasceu em Belém. E este preparo leva em conta o mundo que queremos ter: um mundo de paz e justiça, onde TODAS as pessoas sejam respeitadas, amadas e cuidadas.

Em que “tempo” você está? Qual é o “tempo” que você deseja para si, para as outras pessoas e para o mundo? Tens tempo para Deus? Ele certamente sempre tem tempo para ti. Que o Deus da vida que veio, vem e virá em Jesus nos abençoe neste tempo de Advento, Natal e novos desafios que certamente teremos no próximo ano. Amém.

Pastora Sonja Hendrich Jauregui
Paróquia Martin Luther de Erval Seco


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br