Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Quaresma e Páscoa tempo de reflexão

16/03/2018

flores amanhecer
ressurreição
1 | 1
Ampliar


Estamos no tempo da Quaresma, na qual nos convida a refletir a ação de Deus em nosso favor. Na Quaresma vemos como Deus, em Cristo, assume o compromisso com sua criação; não com força, poder, violência, vingança, mas com amor, compaixão e misericórdia. Na cruz, ao derramar o seu perdão sobre a humanidade, Deus assume em Cristo Jesus o compromisso com a paz. A sua ressurreição é que faz ressurgir esperança em meio a tudo que nos ameaça. É a ressurreição de Cristo Jesus que nos anima e inspira ao compromisso com a paz na sua criação.
Falar em ressurreição nos dias de hoje nos convida antes de tudo a perguntar: E nós, acreditamos na ressurreição? De fato, ela norteia nossa fé cristã e nos move com ritmo de esperança pela vida? Que diferença faz acreditar na ressurreição de Cristo nos dias de hoje?
Neste mundo, porém também há muitas vozes querendo nos convencer para seguir determinado rumo. Tantos gritos e tantas direções sendo apontadas que geram confusão. Qual voz você está ouvindo? Qual direção você está se inclinando? Nota-se um individualismo soberbo nas pessoas, preocupadas somente com seus interesses pessoais. Temos como resultado uma sociedade doente, cujas pessoas anseiam por sentido para sua alma, para sua vida. A palavra bíblica de Isaías 55.3 convida: “Deem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. O Senhor nos convida a dar ouvidos a Ele, pois Ele se ocupa e se preocupa conosco.
A Quaresma convida à examinarmos nossa fé e rever nossos atos em
 comunidade e na sociedade. Com tantas vozes querendo nos desviar do verdadeiro caminho, façamos o que Deus nos pede: ouçamos o Senhor, dando ouvidos a Ele, permitindo que sacie nossos ouvidos com sua Palavra. Para que nossas atitudes sejam resposta a essa Palavra anunciada a nós. A morte de Jesus revela a doação, auto entrega do amor de Deus pela humanidade. Ao olharmos para a cruz não podemos esquecer que Cristo morreu crucificado nela para nossa salvação. 

A festa cristã da vitória da vida sobre a morte nos convida à celebração, ao louvor, à alegria e a gestos concretos de anúncio de esperança em nosso meio. Na manhã pascal e a cada encontro, em cada luta, em cada atitude podemos celebrar a vida e testemunhar nossa fé na ressurreição, que nos conduz em nosso agir e falar. Celebrar a Páscoa é celebrar e afirmar os poderes da vida. É deixar que a ressurreição ilumine nosso ser, preencha nosso vazio, cure nossas fraquezas, oriente nossos caminhos e fortaleça nossa espera ativa na fé e no amor. Crer na ressurreição não é simples doutrina, mas força que orienta nossa vida em todos os momentos.
A ressurreição nos enche de esperança, de forças para lutar e defender a vida. Ela nos impulsiona a anunciar em alto e bom tom que Cristo está presente, ele vive e reina neste mundo com todo seu amor e sua justiça. Por mais que sinais de morte, destruição, violência e maldade nos queiram fazer desistir, desiludir, desanimar, desesperar, a Páscoa anuncia: Cristo vive e está comigo, contigo, com o próximo e nos fortalece para a vida em sua plenitude. Acreditar e confessar a ressurreição dentre os mortos é ter a esperança como guia e a força do amor como seguimento.
Que Deus sempre nos guie em seus braços de misericórdia e bondade. “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você”. Salmo 32.8
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br