Será que os mortos ressuscitarão?

14/04/2017

No Credo Apostólico, toda a cristandade confessa: “Creio na ressurreição do corpo”. Também no Credo Niceno afirmamos: “espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro”. Deste mesmo modo declaramos: “A fé cristã proclama que nenhuma forma de sepultamento é capaz de impedir a ressurreição. Deus saberá recriar o que uma vez criou, mesmo que, aos olhos humanos, a pessoa falecida tenha desaparecido completamente.” (Nossa fé - Nossa Vida, p. 40).

Pessoas não cristãs se apavoram diante da morte porque não têm esperança da ressurreição e da vida eterna. Pessoas cristãs, na hora da morte, têm conforto na esperança da ressurreição e da vida eterna com Deus. Devemos olhar para este assunto, tendo como base a nossa fé em Jesus Cristo como único Salvador. Porque a razão não compreende, nem deseja compreender este tema. A ressurreição é, portanto, tema central da fé cristã. Sem este, toda a mensagem do cristianismo perde o seu fundamento e propósito. Por isso a necessidade de cada cristão estar convicto desta verdade da revelação de Deus na Escritura.

Para melhor compreender e refletir sobre o assunto, proponho alguns questionamentos e aponto para as respostas que a própria Escritura dá:

1. Como sabemos que os nossos corpos, depois de mortos, ressuscitarão?
Já no Antigo Testamento o Senhor nos fala sobre a ressurreição dos mortos: Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. (Jó 19.25, 26). Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida e a terra dará à luz os seus mortos. (Is 26.19). Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno. (Dn 12.2).

A doutrina da ressurreição é ensinada claramente no Antigo Testamento. Esta gloriosa verdade bíblica é tão antiga quanto a pregação do Evangelho. A ressurreição é um milagre do poder de Deus, tão grande quanto o da criação. A razão humana não o pode compreender. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. (1 Co 15.52). Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. (1Co 15.44). É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade e que o corpo mortal se revista da imortalidade. (1 Co 15.53). Vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. (João 5.28b-29).

2. O que é a ressurreição dos mortos? Em que consiste?
O termo bíblico para ressurreição é usado com o sentido de voltar a ter vida. Ressurreição é, portanto, a recomposição de nosso corpo desfeito pela morte. A exemplo de Cristo, que estava morto e voltou à vida. O Deus que vivifica os mortos e chama à existência as cousas que não existem. (Rm 4.17). “Deus ressuscitou ao Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (1 Co 6.14).

3. Quem será ressuscitado dentre os mortos?
Vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição do juízo. (João 5.28b-29). “Tendo esperança em Deus, como também estes a tem, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.” (At 24.15). “Irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna.” (Mt 25.46). “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno.” (Dn 12.2).
A Escritura toda, Antigo e Novo Testamento, nos diz que todos ressuscitarão, tanto os cristãos como os incrédulos. Contudo, os crentes para eterna bem-aventurança, junto de Deus no céu, e os incrédulos, os que desprezaram a Jesus, para a separação eterna.

4. Como veem os cristãos a ressurreição?
A ressurreição, para todos os que creem em Cristo, é a maior e mais confortadora notícia. Apesar de que os não cristãos também ressuscitarão dos mortos, a ressurreição não será um conforto para eles, porque estes serão levantados para julgamento, e não para vida. Esta não é uma mensagem confortadora nem feliz para o mundo. Os ímpios não a desejam e nem suportam ouvi-la. E por isso há muitos que se desviam deste ensino do Salvador Jesus e buscam na razão humana e explicação para o sentido da vida. Mas, para nós, essa mensagem é pura alegria e conforto, porque ouvimos de Cristo que nosso maior tesouro está no céu. Nos conforta a promessa e a certeza das palavras de Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11.25).

Leia também textos como: Ec 12.7; Jó 19.25-27; 1 Co 15.1-58; Lc 8.49-56; João 5.29; Hb 9.27; Mt 1.13-14; Ap 14.13; Lc 23.43.

Jesus mostrou o seu poder sobre a morte quando ressuscitou a filha de Jairo e outros mortos. No dia derradeiro, ele mostrará o seu poder sobre a morte, ressuscitando a todos. Eu creio na ressurreição do corpo, e na vida eterna!


Autor(a): Min. Cand. Fredolino Seiboth (Afonso Cláudio)
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Outro
ID: 41955
REDE DE RECURSOS
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br