Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Nota de esclarecimento da Presidência da IECLB

06/03/2018

Nota de esclarecimento da Presidência da IECLB

Manifestações e posicionamentos da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil são subscritos pelo seu Conselho da Igreja (instância na qual estão representados os 18 Sínodos), pelo Concílio ou pela Presidência na pessoa do Pastor Presidente. Por conseguinte, manifestações de grupos de membros, de membros individualmente, de grupos que representam organizações confessionalmente vinculadas à IECLB não representam a opinião da IECLB.

Quando ocorre uma manifestação da IECLB, ela é amplamente divulgada através de carta aberta de acesso livre, através do seu Portal (www.luteranos.com.br) e do seu Facebook (https://www.facebook.com/IgrejaEvangelicadeConfissaoLuterananoBrasilOficial/).

Cabe lembrar que a IECLB, ao longo da sua história, convive com a diversidade de opiniões (sobre qualquer assunto que diz respeito à vida em comunidade e em sociedade, bem como em relação a temas da Teologia). E sabemos que viver em meio a essa diversidade não é exercício fácil, mas necessário, sob pena de se instalar o arbítrio. Somos Igreja democrática. Não há restrição ao direito da manifestação livre de todos os seus membros. Componentes imprescindíveis para esse exercício são o diálogo franco e fraternal e o respeito à opinião divergente.

Vivemos no Brasil um tempo de confrontos, em todos os níveis e em relação a praticamente todos os âmbitos da vida. A Presidência da IECLB tem se manifestado sobre essa realidade (http://www.luteranos.com.br/textos/carta-pastoral-da-presidencia-da-igreja-evangelica-de-confissao-luterana-no-brasil-ieclb). O clima de polarização também repercute dentro da Igreja. Diante dessa realidade, reiteramos o convite para que, por causa da nossa fé no Trino Deus revelado em Jesus Cristo, nosso esforço seja no sentido de contribuir – com dados reais e argumentos ancorados em fatos – para a busca de caminhos do diálogo racional e desarmado de preconceitos e aparentes verdades absolutas. Nessa busca, a Presidência da IECLB não reconhece os debates e embates nas Redes Sociais como posição da Igreja e, por isso mesmo, deles não participa. Somos uma Igreja de Comunidades. E nesta Igreja de Comunidades existem espaços para discussão, aprendizado e vias para o encaminhamento das diferentes perspectivas e propostas. Somos Igreja que toma suas decisões de forma colegiada, desde a Comunidade, passando pela Paróquia, Sínodo e instâncias nacionais. Por isto, a Presidência da IECLB reafirma e reconhece como caminho para o diálogo e encaminhamento de toda e qualquer questão as instâncias já constituídas no seio do seu próprio corpo e, não por último, espera a apresentação de propostas que apontem para a superação das divergências, saindo da bipolaridade “a favor” e “contra”.

Porto Alegre, 6 de março de 2018, dia em que as Senhas diárias nos admoestam e convidam:

Não seja vingativo; confie em Deus, o Senhor, e ele fará justiça a você (Provérbios 20.22).
Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros (1 Tessalonicenses 5.15).

Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Manifestação oficial
ID: 46176

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br