Missão com Pessoas Idosas



ID: 2782

Carta-Mensagem do Seminário Juventudes e Pessoas Idosas

25/11/2018

Seminário Juventudes e Pessoas Idosas - Novembro 2018
Seminário Juventudes e Pessoas Idosas - Novembro 2018
1 | 1
Ampliar

CARTA MENSAGEM DO SEMINÁRIO JUVENTUDES E PESSOAS IDOSAS

Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, jovens terão visões, e as pessoas idosas sonharão.” (Atos 2.17b)

O projeto Juventudes e Diaconia rendeu muitos frutos, e é chegada a hora de preparar a terra e semear a nova campanha Juventudes e Pessoas Idosas. Para isso, reuniram-se 50 participantes de 16 sínodos na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, entre os dias 23 e 25 de novembro de 2018, para o seminário nacional de formação de pessoas multiplicadoras do projeto.

O tema é relevante e quase urgente: nosso país passa por um processo de envelhecimento acelerado e não está suficientemente preparado para os desafios que isso representa. Na IECLB, estatísticas mostram que 20% de suas pessoas membro têm mais de 60 anos, acima da média da população idosa nacional. E como é a relação da pessoa jovem com a pessoa idosa?

Se olharmos para a bíblia, pessoas idosas foram fundamentais na história do povo de Deus, contribuindo com sua sabedoria, coragem, conselhos e memória. Hoje, porém, nos desconectamos da pessoa idosa. Apesar dos avanços na legislação, ainda é difícil a compreensão, o diálogo, o respeito e a convivência dentro e fora das famílias e da igreja. É difícil aceitarmos os processos de envelhecimento e morte, mas precisamos falar sobre isso para compreender melhor todos os momentos da vida e garantir sua dignidade.

O preconceito, as barreiras culturais, as barreiras arquitetônicas, os desafios da previdência, o [não] papel da pessoa idosa no mercado de trabalho, a incompreensão do corpo e da sexualidade na terceira idade, as suas dependências e independências e, naturalmente, os problemas de saúde, somam-se a questionamentos de fé e nos convidam à ação.

A chave para a aceitação e a promoção do bem-estar está no exercício da empatia. Ajudar a pessoa idosa não é somente cumprir a lei de Deus e honrar pai e mãe. É colocar-se no lugar da outra pessoa, entender que o envelhecimento é parte da vida e partilhar do amor de Deus e o cuidado com a pessoa próxima como expressão do Evangelho.

E assim, com nova visão sobre o tema, partimos animadas e animados para semear o direito da pessoa idosa poder sempre sonhar.

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

(Tocando em frente, Almir Sater e Renato Teixeira)
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br