Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de junho de 2018

25/06/2018

Dia Mundial de Oração pela Diaconia


26 de junho de 2018

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

Saudação e invocação: Bem-vindos e bem-vindas! “Ao SENHOR Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Sl 24.1). Estamos reunidos e reunidas em nome de nosso Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Que Ele nos permita celebrar em alegria, fortalecendo nossa fé e o compromisso mútuo de cuidarmos da sua Criação que é boa. Deus nos chama a viver na criação cuidando dela e não a explorando e destruindo.

Hino - LC 531 - Nas asas do vento

No primeiro artigo do Credo Apostólico afirmamos: “Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra”. Essa confissão de fé nos desafia a tomar pequenas atitudes no dia a dia, preocupando-nos com a sustentabilidade, com o nosso futuro e dos nossos filhos e filhas. A palavra de Gênesis 2.15 diz: “Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações”. Isso é, o ser humano deve ser ‘mordomo da criação’. A sua tarefa fundamental deve ser a de ‘cultivar e cuidar’. Atitudes simples como evitar o desperdício de comida, de água e dos bens de consumo são uma forma de confessar que o mundo é de Deus.

KyrieVídeo da IECLB sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, disponível em Vídeo

Leitura do Salmo – 104

Hino - LC 582 - Há sinais de paz e de graça

Oração de intercessão: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês” (Mt 7.7). Na certeza de que Deus ouve a nossa oração, oremos:

Agradecemos-te, Deus, por tua criação, que é bonita e boa. Louvado sejas, Deus Criador, pelas árvores, que servem de cama para os pássaros e cuja sombra nos abriga do sol escaldante.

Louvado sejas, Deus da vida, pela água que nos refresca, mata a sede de todos os seres viventes, pelas chuvas que caem no tempo certo e que regam a terra.

Louvado sejas, Deus maravilhoso, pelas estrelas e a lua que embelezam a noite. Louvado sejas, Deus, pela terra que faz brotar e produzir.

Intercedemos, Deus, pelo planeta Terra, o nosso planeta, a nossa habitação, a terra da qual provém o pão nosso de cada dia, para que a maravilhosa criação de Deus seja tratada com o devido respeito.

Intercedemos, Deus criador e mantenedor, por todos nós, para que tenhamos consciência de que devemos fazer a nossa parte. Ninguém tem a permissão de se excluir. Cada qual com papel específico e, todavia, essencial.

Intercedemos, Deus, pelas inciativas de cuidado com a criação, como a separação do lixo orgânico do reciclável, o uso racional dos recursos como energia e água, além do aproveitamento responsável dos alimentos.

Intercedemos por políticas públicas de proteção ambiental e execução de diretrizes que protejam a natureza, que preservem a biodiversidade, que priorizem o saneamento básico e fomentem uma economia sustentável.

Intercedemos por nossa Igreja, seus sínodos, paróquias e comunidades para que continuem motivando e orientando para que toda pessoa se perceba como parte integrante do todo da criação e que tem a tarefa de zelar para que a natureza se mantenha para as gerações futuras.

Bênção

Que Deus te abençoe e te proteja;
Que Deus guarde teu caminhar e o teu cuidar;
Que o Senhor te olhe com amor e te mostre sua bondade;
Que esteja ao teu lado sempre, de noite e de dia;
Que te olhe com misericórdia e te conceda a paz para viver a vida em plenitude, liberdade e responsabilidade. Amém.

Envio

Sigamos em paz, abençoados por Deus e agradecidos por tudo o que nos concede, pela maravilhosa criação, e sejamos uma bênção onde quer que estejamos. Amém.

Hino - LC 532 - Arrumando o mundo


Oração moldada pela Diaconisa Isolete Marcia Follmer
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Isolete Marcia Follmer
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 47711

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br