Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

ASCENSÃO - Dependência dos céus

25 de maio de 2017 - Dia da Ascensão do Senhor

25/05/2017

Conta-se numa parábola moderna que um grupo de pessoas, vivendo em uma região remota da Terra, ainda não desenvolvera a técnica de plantar sementes. Visitados por desbravadores, ouviram que é possível retirar as sementes dos cachos, preparar o solo, colocar as sementes em buracos, cuidar para que não falte a umidade, “e de resto simplesmente deixar que os céus façam tudo com os seus poderes”. Ficaram maravilhados pelo fato de poderem, agora, ter fartura de comida.

O tempo passou. Um dia, alguém ponderou: “É muito duro trabalhar a terra desta forma. Vamos construir grandes choupanas que nos protejam do sol e chuva, vamos levantar paredes de bambu que nos protejam do vento, e plantemos ali debaixo nossas sementes como aprendemos. Será tudo muito mais confortável”. “Pode ser”, argumentou outro, “mas nos falaram que os céus com seus poderes iriam cuidar de tudo. O céu não estaria mais aberto sobre as sementes”. Ao que acrescentou outro: “Se isso realmente tem tanta importância, podemos desenhar o céu debaixo da cobertura, com nuvens, sol... Vai dar no mesmo”. Nada mais cresceu debaixo daquela choupana.

O poder de Deus, a força do Cristo ressuscitado e – como lembramos neste dia – a ascensão do Senhor e Salvador Jesus abre os céus sobre as nossas cabeças de tal forma que a dependência do poder de Deus realmente sustenta a nossa existência. Jesus voltou ao céu, para seu trono (Filipenses 2.5-11), rompendo com todas as barreiras e recebendo um nome acima de todos os nomes, para que pudéssemos ter a certeza absoluta de que nele estamos seguros. Precisamos do céu aberto sobre nossa cabeça para vivermos uma vida plena e resposnsável aqui onde estamos. Somos, em tudo, dependentes de nosso Criador.

Jesus Cristo diz: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mateus 28.20b).

(Azulejos em Lama, Barcelos, Portugal. Acervo de Joseolgon.)


Autor(a): Pr. Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42412

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br