XXI Assembleia do Sínodo Sudeste - Parte 1

Abertura e Palestra com P. Dr. Walter Altmann

20/05/2017

Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
IMG_0407 (800x533)
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
Abertura - XXI Assembleia Sínodo Sudeste
IMG_0395 (800x533)
IMG_0400 (800x533)
IMG_0402 (800x533)
IMG_0403 (800x533)
IMG_0410 (800x533)
IMG_0412 (800x533)
IMG_0413 (800x533)
IMG_0416 (800x533)
IMG_0418 (800x533)
1 | 1
Ampliar

XXI ASSEMBLEIA DO SÍNODO SUDESTE

ABERTURA E PALESTRA

 

“Qual a relevância da fé luterana em nossos dias?”


Com essa pergunta em mente, deu-se início a XXI Assembleia Geral do Sínodo Sudeste, realizada nos dias 20 e 21 de Maio de 2017, no Lar Luterano Belém, em Campinas, São Paulo.

Motivados e motivadas pela meditação de abertura do P. Sinodal Geraldo Graf, a Assembleia foi oficialmente instalada, tendo a participação da secretária e diácona Ingrit Vogt, que dirigiu uma palavra de saudação da parte da Secretaria Geral e presidência da IECLB.

Após este momento de abertura, o Conselho Sinodal, bem como os ministros, delegados, delegadas e representantes sinodais das paróquias dos quatro núcleos do Sínodo, previamente apresentados, se uniram na manhã do dia 21, aos participantes do Curso de Extensão Comunitária 500 anos da Reforma. Este é organizado pela União Paroquial de Campinas em parceria com a Escola Superior de Teologia – EST, Sínodo Sudeste e Lar Luterano Belém.

Assim, de forma conjunta, estudou-se o tema: “Ser pessoa/comunidade cristã protestante no século XXI – O que significa isto?”. Para a palestra e discussão do tema foi convidado o P. Dr Walter Altmann, que de forma significativa refletiu sobre o contexto histórico da Reforma e a relevância da obra de Lutero e da fé luterana para os nossos dias.

A partir do tema da justificação por graça e fé, Altmann apontou para aspectos da teologia de Lutero que ainda são válidos para os nossos dias, como: o acesso a Deus e salvação por fé; a dignidade de cada ser humano enquanto imagem de Deus; a crítica contra todos sistemas de discriminação e opressão e o papel das as boas obras. Estas, segundo ele, precisam ser motivadas por uma ética luterana que provém da fé e cuja finalidade está em agradar a Deus e servir o próximo e não os próprios interesses ou a busca pela salvação, que já nos é dada como dádiva de Deus.

Por fim, o estudo do tema reforçou a relevância que os ensinos e as críticas de Lutero têm para o nosso tempo quanto as ações cristãs no mundo e não fora dele. Ações que levam em consideração: a profissão como vocação; a superação da dicotomia entre profano e sagrado; a ética no trabalho, que quando ampliada, visa também ações coletivas em benefício da sociedade; e ações políticas, sociais, educacionais e econômicas que prezem a finalidade de agradar a Deus pela fé e servir ao próximo pelo amor.

No espaço de convivência da XXI Assembleia do Sínodo Sudeste, também foi exposto um grande mural de banners contendo informações, fotos e imagens que visam compartilhar de forma interativa a história e legado da Reforma Luterana, bem como das comunidades das Paróquias do Sínodo Sudeste.

 

___________________________

Comissão de Comunicação

P. Marcos Ebeling - Campinas

P. Marcus Ziemann - São José dos Campos
 


Autor(a): Comissão de Comunicação - XXI Assembleia Sinodal
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
ID: 42380
COMUNICAÇÃO
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br