Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Blumenau ganha Monumento da Reforma no jubileu dos 500 anos

26/10/2017

DSC_4258
DSC_4276
DSC_4277
DSC_4285
DSC_4289
DSC_4295
DSC_4319
DSC_4324
DSC_4330
DSC_4332
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica de Blumenau presenteou a cidade blumenauense com um monumento, por ocasião do jubileu de 500 anos da Reforma Luterana. A inauguração aconteceu no jardim da Casa do Comércio no dia 26 de outubro e reuniu autoridades civis e eclesiásticas.

“Quando começaram as festividades dos 500 dias para os 500 anos já havia uma ideia de que era importante presentear a cidade com algum marco. Esta foi a maneira que encontramos de apresentar o casal e a Rosa de Lutero para a sociedade em geral”, completou o presidente da CEB-UPL, Roberto Boebel.

De acordo com o vice-pastor sinodal, Sigfrid Baade, o movimento da Reforma foi uma mudança não só na Igreja mas em toda a sociedade. “Martim Lutero descobriu um Deus misericordioso”.

O monumento homenageia o reformador Martin Luther, sua esposa Catarina Von Bora e apresenta a Rosa de Lutero, um dos símbolos mais conhecidos do luteranismo. A Rosa é uma representação do mundo e um testemunho e resumo gráfico da fé luterana.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, reafirmou que os 500 anos da Reforma são oportunidades para reflexão e ação sobre o presente e futuro. “Temos muita gratidão pela comunidade luterana por sua obra de fé transformadora e que trouxe impactos para a vida e história da cidade, que deve muito do seu legado de responsabilidade comunitária, em áreas como educação, saúde e assistência social”.

Um concurso foi aberto para inscrições de projetos e o grupo Grupo Barbotina foi selecionado para realizar a obra. Beliria Bonih, Cema Raizer, Gogo Casas, Maristela Silveira, Mia Ávila, Pakawon T. Martin e Sueli Freygang são as artistas responsáveis pelo Monumento da Reforma.

“Aqui em Blumenau há uma participação muito forte da comunidade luterana na área cultural. Prova disso são as atividades de grupo folclórico, ações em sala de aula, a participação efetiva no turismo com a igreja do Espírito Santo, como templo cultural, e as manifestações culturais em forma de obra de arte, para que o público possa apreciar. A comunidade luterana de Blumenau está de parabéns por também envolver a cultura em seu jubileu”, frisou o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br