Cuidado com a Criação



ID: 2691

Paróquia em Serra Pelada realiza ações para a conservação do solo e água

30/06/2017

Conservação do solo 1
Conservação do solo 2
1 | 1
Ampliar

Diante da grave situação de crise hídrica que atinge o Espírito Santo desde 2014, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Serra Pelada, realizou duas importantes ações para a conservação do solo e água para a convivência com a seca na região.

A primeira ação desenvolvida foi à construção de caixas secas no Sítio Missão. Uma tecnologia que ajuda a amenizar os danos causados tanto pelo excesso quanto pela falta de chuva. A técnica é simples e bastante eficiente. As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas de chuva. A iniciativa evita enxurradas, erosão, assoreamento dos córregos e depredação das estradas pela chuva. Em tempos de estiagem, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e a vazão dos córregos.

A segunda iniciativa foi à construção de três reservatórios, tipo lagos/tanques. Os lagos retêm toda a água da chuva do telhado do templo de Lagoa I e da casa pastoral e do zelador que foi canalizada aos reservatórios. Além disso, retém as enxurradas e fazem a água da chuva se infiltrar no solo. Assim os lagos recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A ação, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita erosão.

Portanto, a água retida nas caixas secas e nos lagos infiltra-se, contribuindo para o enriquecimento do lençol freático na época de chuvas, e o abastecimento das nascentes no período de secas, além de evitar a erosão.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br