Cuidado com a Criação

Ética e Meio Ambiente na pauta do Galo Verde

A quarta edição do Seminário do Galo Verde abordou a difícil temática da ética ambiental. O encontro aconteceu no Centro de Eventos Rodeio 12, no sábado 17 de setembro.

17/09/2016

Cartaz Seminário
IMG_3351 - Cópia
IMG_3353 - Cópia
IMG_3354
IMG_3359
IMG_3366
1 | 1
Ampliar

Dois palestrantes na parte da manhã motivaram a reflexão das pessoas participantes do encontro, que vieram de diversas comunidades do Sínodo Vale do Itajaí. A abertura do encontro teve uma meditação do vice-pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Sigfrid Baade, que participou durante todo o encontro.

O primeiro palestrante foi o professor José Sommer. Professor da Escola Barão e educador ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau/SC, Sommer alertou para as diversas situações em que moldamos a nossa ética para justificar ações predatórias que comprometem a relação humana com a natureza. A questão central é desconstruir a visão equivocada de que tudo existe em função da humanidade. O antropocentrismo é a principal causa de consideramos as demais criaturas como meros objetos à nossa disposição, pontuou Sommer. Essa visão tem criado um conceito insustentável de consumo, baseado no desejo de sempre adquirir coisas novas.

O sociólogo e professor da FURB Luciano Florit falou também sobre o problema ético do processo de exploração industrial baseado na criação de animais sencientes. Animais mamíferos, como porcos e rebanhos bovinos, bem como as aves criadas em granjas para abate e produção de ovos, sentem dor. Sua exploração levanta um problema ético na relação da humanidade com as demais criaturas.

Na parte da tarde, o grupo ouviu depoimentos do andamento dos programas ambientais na obra da sede sinodal do Vale do Itajaí, no Centro de Eventos Rodeio 12 e na Escola Barão, além de alguns programas que foram iniciados e estão temporariamente em ritmo reduzido. Também foi possível ouvir um relatório das ações do Galo Verde durante o 23 Congresso Nacional da Juventude Evangélica em Timbó. Ao final, uma meditação com o pastor Guilherme Lieven encerrou o dia.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br