Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Sínodo Sudeste realiza encontro de planejamento missionário

04/02/2017

PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO CAMPINAS 01
PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO CAMPINAS 2
PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO CAMPINAS 3
PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO CAMPINAS 6
PLANEJAMENTO MISSIONARÍO CAMPINAS 5
PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO CAMPINAS 4
1 | 1
Ampliar

SÍNODO SUDESTE REALIZA ENCONTRO DO PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO


Sob a coordenação do Secretário Adjunto de Missão e Diaconia, Pastor Altemir Labes, e do Coordenador do Núcleo de Produção de Material da IECLB, Pastor Dr. Emílio Voigt, foi realizado no dia 04 de fevereiro de 2017 o Encontro do Planejamento Missionário no Sínodo Sudeste.

Setenta e duas pessoas, provenientes dos quatro Núcleos do Sínodo Sudeste se reuniram nas dependências do Lar Luterano /Belém, em Campinas, São Paulo, para receber orientações sobre o novo Roteiro para o Planejamento Missionário da IECLB. A Sra. Adélia Hollerbach Guimarães, por exemplo, viajou 1050 Km. de Teófilo Otoni/MG a Campinas/SP, demonstrando assim como os demais participantes, provenientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o grande interesse pela Missão na IECLB.

Baseando-se em Atos do Apóstolos 2.41-47, o Pastor Altemir Labes relacionou a vivência comunitária dos primeiros cristãos com a vivência comunitária atual sob cinco aspectos: Incorporação, ensino bíblico, compromisso social, identificação cultural e evangelização contínua. Através de depoimentos, os participantes do Encontro relataram sobre experiências comunitárias locais e relacionaram o texto bíblico com o Planejamento Missionário. Em seguida, fez-se um histórico sobre a Missão na IECLB. Constatou-se que há mais de 45 anos a Missão já é assunto prioritário de Concílios e Seminários da Igreja. A IECLB é uma Igreja Missionária.

O Pastor Dr. Emílio Voigt apresentou o Roteiro para o Planejamento Missionário, explanando sobre o funcionamento dos seminários a serem realizados na Comunidades seguindo o atual roteiro. Também dirimiu dúvidas sobre cada um dos cinco momentos sugeridos pelo Roteiro: apaixonar-se pela Missão; assumir a Missão; analisar a situação; definir as ações missionárias; executar as atividades.

Grande parte das Comunidades e Paróquias do Sínodo Sudeste já realiza e executa o Planejamento há vários anos. O próprio Sínodo realizou seu Planejamento em 2012/2013 envolvendo os quatro Núcleos (Minas Gerais, Rio de Janeiro, UP Grande Campinas e UP São Paulo), listando ações e atividades para serem realizadas nos próximos anos. O Encontro do dia 04 de fevereiro trouxe novo impulso e nova motivação para as Comunidades e Paróquias. A expressiva e abrangente participação das lideranças e do ministério no Encontro mostrou a importância que se dá ao Planejamento Missionário.

No encerramento, o Pastor Sinodal Geraldo Graf, tomou como referência o texto de 1 Pedro 3.15 e relacionou o Planejamento Missionário com o Tema do Ano “Igreja sempre em Reforma”, afirmando que: “não se trata de incorporar modismos de cada época, mas, sim, exercitar um contínuo retorno ao Evangelho, fazendo a leitura do mesmo para dentro da época em que se vive. Atualizam-se os meios, mas não se mexe no conteúdo”.

Pastor Sinodal Geraldo Graf
Sínodo Sudeste
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br