Sínodo Vale do Itajaí reúne 130 presidentes e tesoureiros em seminário

08/07/2017

IMG_8765
IMG_8766
IMG_8774
IMG_8753
IMG_8755
IMG_8766
IMG_8774
1 | 1
Ampliar

Na manhã de sábado, 8/07, o Sínodo Vale do Itajaí reuniu 130 pessoas, entre presidentes e tesoureiros das comunidades, paróquias e uniões paroquiais do Sínodo Vale do Itajaí. A proposta teve como objetivo esclarecer processos administrativos e financeiros, além de explicar mudanças e atualizações na legislação vigente.

O pastor sinodal Breno Carlos Willrich se ocupou em expor a estrutura da IECLB. Ele disse que as comunidades são a base da Igreja e que todo o processo inicia com cada membro de uma comunidade. “Somos uma Igreja que valoriza o que acontece em cada comunidade. Toda a outra estrutura só existe para dar suporte, formar ministros e ministras, criar relações ecumênicas e manter a linha teológica, missionária e diaconal, a partir das atividades de nossas comunidades”.

O secretário-executivo do Departamento Financeiro da IECLB, Fabio Machado da Silva, apresentou o orçamento da Igreja e respondeu dúvidas dos participantes a respeito do dízimo e das ações administrativas da Secretaria Geral. Ele enfatizou que o governo, por meio de mudanças na legislação, cada vez mais dificulta os processos. É necessário criar estruturas só para atender as exigências burocráticas do governo. Salientou que as comunidades e paróquias precisam levar isto a sério e cumprir com as observações que os escritórios de contabilidade dão.

A assessora Administrativo-financeira do Sínodo Vale do Itajaí, Mara Andreia Brandes Vieira, apresentou a importância das ofertas e do repasse correto do dízimo. Ela explicou como os recursos são distribuídos para todas as instâncias e programas da Igreja. O assessor de gestão da IECLB, Carlos Bock, apresentou ainda o programa da Igreja chamado “Qualificação funcional em liderança comunitária sustentável”, um curso destinado a pessoas que estão atuando ou pretendem atuar em presbitérios, conselhos sinodais e lideranças em geral.
 

COMUNICAÇÃO
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br