IECLB e Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)



ID: 2698

Salgado Filho/PR realizou celebração ecumênica

12/05/2016

As Igrejas Católica, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Evangélica Luterana do Brasil (IELB) reuniram-se no dia 12 de maio no centro comunitário da Paróquia São Francisco de Assis, em Salgado Filho, pela primeira vez para celebrar a Semana de Oração pela Unidade Cristã, cujo o tema é “Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe 2,9). Estiveram presentes o Frei Mikael Mezzomo e Frei Indiomar da Igreja Católica, Reverendo Mateus da IELB e a Pastora Cleusa Valcarenghi da IECLB.

Nas reflexões conduzidas pelos líderes religiosos, todas permearam a dimensão da unidade como um dom extremamente precioso para a construção do Reino de Deus, sempre respeitando as diferenças existentes entre cada comunidade, mas voltando sempre nosso olhar e coração a aquele que nos une, Jesus Cristo.

Ao fim da celebração, houve uma partilha de alimentos entre todos aqueles que participaram da celebração, lembrando que partilhamos a palavra e o pão cotidianamente, bem como que devemos sempre buscar partilhar com aqueles que menos têm.

Sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã:

Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos Estados.

Por Macsuel Junior Battisti 

Fonte: RBJ

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br