Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799 | (45) 3055-2711 | (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

Curso Básico de Interpretação Bíblica

Núcleo MS - Sínodo Rio Paraná

01/03/2013

No mês de março de 2013 deu-se início ao curso de Interpretação Bíblica dentro do Núcleo MS. Uma iniciativa que começa em São Gabriel do Oeste. Percebendo o potencial missionário e pastoral na região, analisou-se a possibilidade de instrumentalizar líderes que fossem co-participantes no ministério de divulgação da Palavra de Deus. Com o apoio dos pastores/as do Núcleo MS, todas as comunidades foram convidadas a participar.

As palavras de Jesus em Mateus 4.19, nos animam a continuarmos convidando pessoas para auxiliarem no Reino de Deus! Por isso, esse curso se dirige a toda pessoa interessada em capacitação na área da interpretação bíblica e da pregação do evangelho. Além de ser um curso interpretativo, o aluno aprenderá todo o contexto histórico e teológico dos assuntos abordados, realizando a tarefa de contextualizar o conhecimento adquirido para sua época.

Em parceria com a Faculdade Luterana de teologia (FLT), esse curso tem como finalidade habilitar a liderança de nossas comunidades com um estudo aprofundado da Palavra de Deus focando o aprendizado em três dimensões: 1. Observar o texto – significa que a maioria dos textos bíblicos tem ligação um com o outro. Por isso, um olhar para o contexto em que o texto está inserido é importante; 2. Interpretar – o manuseio da Bíblia requer do seu estudante a arte de interpretação. Para tanto se faz necessário instrumentos que o ajudem na boa interpretação do texto bíblico e; 3. Aplicar – significa que depois de observar e interpretar, o aluno poderá aplicar seus estudos na vida pessoal, desenvolvendo sua espiritualidade e testemunhar o Evangelho com maior profundidade.

Cada uma das comunidades do Núcleo se comprometeu em enviar para o curso, pelo menos, cinco líderes ou pessoas que gostariam de exercer liderança ministerial num futuro próximo. Aproximadamente 40 pessoas realizam o curso.  A Faculdade Luterana de Teologia envia, uma vez ao mês, um professor/a para o estado para ministrar o curso.

Cada módulo é realizado em apenas um dia, de forma mais específica, aos sábados. Optou-se pela modalidade de “rodízio”, ou seja, cada módulo é realizado em uma comunidade do núcleo. São 10 módulos que focam a Interpretação da Palavra de Deus. Dois módulos são destinados para a prática da interpretação, motivando o aluno/a a pregar a Palavra com os recursos que o curso disponibilizará.

É digno de nota, que o curso é realizado e motivado por várias frentes: 1. Os/as pastores/as do núcleo que foram unânimes em assumir esse desafio e enviar seus líderes para o curso; 2. os alunos que foram motivados e animados para aprofundarem seus conhecimentos bíblicos realizando o curso, além de investirem recursos próprios para aprenderem da Palavra; 3. as comunidade investem uma parte do custo, de cada módulo, em todo líder enviado; 3. a FLT que se dispôs a oferecer esse curso para o Núcleo e nos ajudar na interpretação correta da Palavra e; 4. Não por último, mas de importância fundamental para a realização do curso, o Sínodo Rio Paraná! A pessoa do P. Sinodal, Lauri Becker, juntamente com a Diretoria do Sínodo, percebe a importância de investir na capacitação de seus líderes. Por isso, motiva cada participante auxiliando uma parte do custo de cada módulo!

Miss. Luciano Daniel Deckmann


 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
CBIB - 2013 Oficial.pdf


Autor(a): Miss. Luciano D. Deckmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná
Área: Missão / Nível: Missão - Formação
ID: 23088

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br