Sínodo Rio dos Sinos



Rua Amadeo Rossi , 467-B
CEP 93030-220 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3589-3821 | (51) 3134-1180 | (51) 9913-39052
secretaria@sinodors.org.br
ID: 16

Comunidade Matriz em Porto Alegre recebe 17ª Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Rio dos Sinos

Eleições em âmbito sinodal e indicações de nomes para as eleições da Igreja em nível nacional foram pauta da Assembleia

18/08/2018

A 17ª Assembleia Sinodal aconteceu na Comunidade Matriz, em Porto Alegre.
A meditação de abertura, baseada no texto de de 2 Coríntios 12. 2-10, foi conduzida pelo P. Cláudio Kupka.
Ministros e ministras, presbíteros e presbíteras e lideranças comunitárias reuniram-se em nome de Deus
O Sr. Tiago Wodzik Strassburger, Presidente da Comunidade Matriz, saudou as pessoas presentes
A Sra. Elisabetha Kannenberg, Presidente do Conselho Sinodal, pediu a bênção de Deus sobre as decisões a serem tomadas
O Pastor Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, utilizou as palavras bíblicas de Provérbios 9:6
Ele afirmou que somos a "Igreja do cuidado", também dentro da polarização de nossos dias
O Pastor Nestor pediu que Deus desse entendimento e sabedoria a todas as pessoas
A celebração foi acompanhada pelo Grupo de Trombones da Obra Acordai
O pastor Carlos Eduardo Müller Bock apresentou suas propostas de atuação como Pastor Sinodal
A pastora Cleide Olsson Schneider também falou um pouco sobre sua trajetória e apresentou suas propostas de atuação
O pastor Cláudio Kupka apresentou suas propostas para atuação como Vice-Pastor Sinodal
Para a gestão 2019 a 2022, foram eleitos como Pastor Sinodal o P. Carlos Eduardo Müller Bock e como Vice-Pastor Sinodal o P. Cláudio Kupka
O pastor Hardi Brandenburg falou sobre as obrigações e responsabilidades na condução da vida comunitária. Destacou a necessidade de uma caminhada conjunta entre presbitérios, lideranças e Ministros e Ministras
O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck apresentou o relatório de atividades do Sínodo de 2017, destacando os cursos de formação e o apoio à gestão comunitária. O relatório foi entregue e aprovado por unanimidade.
A Comissão de Moções fez a apresentação do material encaminhado. Foram encaminhadas quatro moções para votação em Assembleia
A Srª Elisabetha Kannenberg agradeceu a todas as pessoas da atual gestão do Sínodo
O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck levou a meditação final
Ele falou às pessoas sobre a riqueza da individualidade e a riqueza do coletivo
Como diz o canto "Momento Novo", que encerrou a 17ª Assembleia Sinodal: "É Deus quem nos convida pra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar"!
1 | 1
Ampliar

No sábado, 18 de agosto de 2018, na Comunidade Matriz em Porto Alegre, aconteceu a 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos. Ministros e ministras, presbíteros e presbíteras e lideranças comunitárias reuniram-se em nome de Deus como Igreja, paróquias, comunidades e instituições.
A celebração de abertura foi conduzida pelo Pastor Cláudio Kupka, que convidou a uma meditação sobre a passagem bíblica de 2 Coríntios 12. 2-10. Ele afirmou que estamos em busca de uma visão comum a partir de Jesus Cristo, concluindo que vivemos da graça de Deus.

Dando seguimento, o Presidente da Assembleia, Pastor Martin Volkmann, saudou as pessoas presentes e convidou os integrantes da mesa para trazerem uma palavra de saudação. O Sr. Tiago Wodzik Strassburger, Presidente da Comunidade Matriz, manifestou a alegria da Comunidade em receber a Assembleia Sinodal. Em seguida, a Sra. Elisabetha Kannenberg, Presidente do Conselho Sinodal, agradeceu e pediu a bênção de Deus sobre as decisões a serem tomadas.

O Pastor Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, utilizou as palavras bíblicas de Provérbios 9:6, com respeito à sabedoria, para um momento de reflexão. Afirmou que somos a “Igreja do cuidado”, também dentro da polarização de nossos dias. Segundo ele, necessitamos saber quem somos e a quem representamos. Ele afirmou que, acima de tudo, vivemos da graça de Deus. O Pastor Nestor, por fim, pediu que Deus desse entendimento e sabedoria a todas as pessoas. A celebração foi acompanhada pelo Grupo de Trombones da Obra “Acordai”.

Um dos itens principais da pauta da Assembleia foram as eleições em âmbito sinodal e as indicações de nomes para as eleições da Igreja em nível nacional. Dentre outros cargos e funções para a gestão 2019 a 2022, foram eleitos como Pastor Sinodal o P. Carlos Eduardo Müller Bock e como Vice-Pastor Sinodal o P. Cláudio Kupka. Para Presidente da Assembleia Sinodal, foi eleito o Sr. Thiago Wodzik Strassburger e Vice-Presidente o P. Osmar Luiz Witt. Para Delegada e Delegado no Concílio da IECLB, foram eleitos: Sra. Karina Nunes e Sr. Ingo Ronald Brust. Como indicações para Pastor ou Pastora Presidente da IECLB foram indicados os nomes do P. Nilo Orlando Christmann e da Pª Silvia Beatrice Genz. A eleição acontece no Concílio da IECLB, que será em Curitiba (PR) no mês de outubro.

Após o almoço, o Pastor Sinodal Edson Edilio Streck apresentou o relatório de atividades do Sínodo referente ao ano de 2017, destacando os cursos de formação e o apoio à gestão comunitária. O relatório foi entregue para as pessoas delegadas e aprovado por unanimidade pela Assembleia. Foram ainda apresentados o relatório de prestação de contas e os relatórios de diferentes setores, além de moções e o plano de ação do Sínodo para 2018.
Ao final da Assembleia, logo após a mensagem do Pastor Sinodal Edson Streck, as pessoas presentes agradeceram a ele por seu tempo de trabalho e dedicação ao Sínodo. A Srª Elisabetha Kannenberg também agradeceu a todas as pessoas da atual gestão do Sínodo.

Como diz o canto “Momento Novo”, que encerrou a 17ª Assembleia Sinodal: “É Deus quem nos convida pra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar”. Que na próxima gestão sinodal, as comunidades e a nova equipe possam seguir trabalhando de forma proveitosa, sob as bênçãos de Deus.
 


Autor(a): Ana Carolina Walzburger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
ID: 48574

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br