Diversidade étnica

Comin participa do XXIII CONGRENAJE

25/07/2016

 

O XXIII Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) foi repleto de diversidade e convivência intercultural. Cerca de 1500 pessoas, predominantemente jovens luteranos e luteranas, vindas de diversas regiões do país e do planeta, estiveram reunidas em Timbó (SC), entre os dias 24 a 29 de julho de 2016. Este se mostrou o maior evento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em número de pessoas.

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) foi criado pela IECLB e, hoje, como Organização da Sociedade Civil, continua baseando-se na fé luterana, para apoiar as lutas indígenas por uma vida com justiça e dignidade. O COMIN esteve no CONGRENAJE com diversas ações e apoiando a presença de representantes dos três maiores povos indígenas do sul do Brasil: povo Guarani, povo Kaingang e povo Laklãnõ/Xokleng.

No stand do COMIN houve artesanato indígena para venda, exposição fotográfica dos povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng e livros sobre as culturas indígenas, além de uma oficina de marcas corporais destes três povos.

No dia 25 estiveram presente jovens Laklãnõ/Xokleng da Aldeia Bugio, de Doutro Pedrinho (SC), que, na noite cultural, apresentaram um teatro com uma história tradicional do povo, além de duas canções na língua Laklãnõ/Xokleng. Entre o grupo também estavam professores e alunos da Escola Indígena Vanhecú Patté, trilheiros da Trilha da Sapopema (https://www.facebook.com/trilhadasapopema/) e artesãs.

Esta foi uma noite divertida, emocionante e memorável com muita integração entre jovens de diferentes culturas. O respeito e o acolhimento marcaram até agora XXIII CONGRENAJE. Jovens Laklãnõ/Xokleng puderam mostrar sua cultura e se sentir valorizadas, valorizados, acolhidas e acolhidos. O COMIN agradece o apoio do Sínodo Vale do Itajaí com o transporte de jovens indígenas da aldeia até Timbó, o que possibilitou este dia de convivência e aprendizados mútuos.

Fonte: Facebook Comin


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br