Diversidade étnica


ID: 2907

Comin participa do XXIII CONGRENAJE

25/07/2016

 

O XXIII Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) foi repleto de diversidade e convivência intercultural. Cerca de 1500 pessoas, predominantemente jovens luteranos e luteranas, vindas de diversas regiões do país e do planeta, estiveram reunidas em Timbó (SC), entre os dias 24 a 29 de julho de 2016. Este se mostrou o maior evento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em número de pessoas.

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) foi criado pela IECLB e, hoje, como Organização da Sociedade Civil, continua baseando-se na fé luterana, para apoiar as lutas indígenas por uma vida com justiça e dignidade. O COMIN esteve no CONGRENAJE com diversas ações e apoiando a presença de representantes dos três maiores povos indígenas do sul do Brasil: povo Guarani, povo Kaingang e povo Laklãnõ/Xokleng.

No stand do COMIN houve artesanato indígena para venda, exposição fotográfica dos povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng e livros sobre as culturas indígenas, além de uma oficina de marcas corporais destes três povos.

No dia 25 estiveram presente jovens Laklãnõ/Xokleng da Aldeia Bugio, de Doutro Pedrinho (SC), que, na noite cultural, apresentaram um teatro com uma história tradicional do povo, além de duas canções na língua Laklãnõ/Xokleng. Entre o grupo também estavam professores e alunos da Escola Indígena Vanhecú Patté, trilheiros da Trilha da Sapopema (https://www.facebook.com/trilhadasapopema/) e artesãs.

Esta foi uma noite divertida, emocionante e memorável com muita integração entre jovens de diferentes culturas. O respeito e o acolhimento marcaram até agora XXIII CONGRENAJE. Jovens Laklãnõ/Xokleng puderam mostrar sua cultura e se sentir valorizadas, valorizados, acolhidas e acolhidos. O COMIN agradece o apoio do Sínodo Vale do Itajaí com o transporte de jovens indígenas da aldeia até Timbó, o que possibilitou este dia de convivência e aprendizados mútuos.

Fonte: Facebook Comin


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br