Missão com Jovens


ID: 2751

Jovens do Sínodo Sudeste se reúnem em Retiro

01/05/2017

1 | 1
Ampliar

IV ENCONTRO SINODAL DE JOVENS DO SÍNODO SUDESTE

Entre os dias 29 de abril e 01 de maio ocorreu numa Chácara na cidade de Suzano-SP, o IV Encontro Sinodal de Jovens do Sínodo Sudeste. Neste evento participaram cerca de 80 jovens, oriundos/as de diferentes comunidades da IECLB, dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O tema do encontro foi Juventudes Reformadoras: curtir, comentar e compartilhar a fé”. Ele foi escolhido tendo em vista os festejos do jubileu dos 500 anos da Reforma. O desafio foi contextualizar a Reforma para os dias atuais, numa linguagem jovem e dinâmica. Como lema do encontro, o texto bíblico de Romanos 1:17 foi referência: Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito 'o justo viverá pela fé. Assim, tanto o tema quanto o lema foram trabalhados nas atividades desenvolvidas ao longo dos dias, através dos Cultos, palestras, rodas de conversas e meditações.

O Culto de abertura foi oficiado pelos pastores Alberi Neumann e Klaus Wirth, que contou com a presença do Vice Pastor Sinodal Ernani Röpke, trazendo a pregação. O Pastor Ernani convidou os/as jovens a refletirem sobre os muros presentes no movimento da Reforma e os muros presentes na realidade hodierna, bem como os animou a os desconstruírem, sendo sujeitos e protagonistas na fé.

A primeira palestra foi proferida pelo pastor Marcos Ebeling, do Núcleo Campinas, que abordou a questão: “Justificados pela fé vivemos! Como vive a pessoa alcançada por Cristo, conforme a compreensão da Reforma?”. A segunda, foi partilhada pelo pastor Marcus Ziemann, do Núcleo São Paulo, sobre o subtema: “Liderança, redes sociais e Reforma contextualizada (curtir, comentar e partilhar a fé)”. E o fechamento se deu através das “conversas de mesa”, em que os jovens puderam fazer perguntas livres aos palestrantes e demais ministros presentes.

O Culto de encerramento foi conduzido pelo pastor Tiago Jaske, animando os/as jovens a vivenciarem o convite para o banquete da salvação, o qual é para todos/as.

O louvor do encontro ficou a encargo dos jovens do Núcleo Campinas. A gincana, por sua vez, pelos jovens da paróquia de Indaiatuba. E, um último destaque, foi a Noite de Talentos, em que vários jovens puderam mostrar os seus dons, com aplausos intensos para o teatro banco das decisões da paróquia de Ferraz de Vasconcelos. E, por fim, tivemos a tradicional fogueira no Luau de domingo à noite.

O encontro foi organizado pelos membros do COSIJE Sudeste, com apoio de Ministros, do grupo de jovens de Ferraz de Vasconcelos, do Conselho Sinodal e dos pastores sinodais Geraldo Graf e Ernani Röpke. Agradecemos a todos e todas que de uma ou outra forma colaboraram na realização do evento.

Ernani Röpke
Vice Pastor Sinodal


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br