Qualificação Funcional


ID: 2664

Sínodo Nordeste Gaúcho realiza Seminário de Presbíteros

19/07/2018

1
2
3
1 | 1
Ampliar

No sábado, 14 de julho, no auditório do Instituto Ivoti, foi realizado um Seminário de Presbíteros do Sínodo Nordeste Gaúcho, reunindo presidentes, secretários/as e tesoureiros/as das Paróquias e Comunidades que o compõe. Aceitaram o convite 170 presbíteros/as de 28 das 29 Paróquias do Sínodo, que, na abertura do encontro, foram saudados/as pela Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Maria Elisabeth A. Collet com as palavras das Senhas Diárias e com agradecimentos por cada qual que se fez presente. O tema do encontro foi “Porque fui chamado/a, qual a minha tarefa?” O canto “Senhor se tu me chamas” deu início à apresentação do tema, desenvolvido e apresentado pela Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer. Inicialmente houveram as perguntas e observações que muitas pessoas se fazem quando são chamadas para alguma função ou cargo: Por que eu? Eu de novo? Justo eu... Sempre eu... Houve uma pequena encenação de um casal, quando um dos cônjuges vem satisfeito para casa pelo fato de haver sido escolhido/a como presidente paroquial e é recebido/a com os votos sarcásticos de parabéns e lhe entrega um abacaxi.

A Pa. Tânia enfatizou que as pessoas tem dons diferentes, que todas tem o seu espaço e seu valor. Ter uma função no presbitério não é um fardo, um abacaxi. É uma alegria, disposição. Na Bíblia encontramos vários exemplos de pessoas que receberam chamados e teve, inclusive, quem tentou fugir (Jonas), que foi trazidos de volta para cumprir sua tarefa. Olhando o Salmo 139.1-4 constatamos que de Deus ninguém se esconde. Muitas vezes é usada a desculpa de a pessoa chamada se achar muito simples, de não saber exercer função diretiva.

A Pastora Sinodal frisou que estar num presbitério é exercer liderança na Igreja. É pessoa chamada para uma determinada função, chamada por Deus. Seguindo sua fala, a Pa. Tânia apresentou as características de presbíteros/as e quais são as suas funções, com embasamento em textos bíblicos. Encerrando esta parte, foi compartilhado o vídeo “A lição dos gansos” e o canto “Pedro, Pedro, Pedro” fez com que as pessoas presentes pensassem sobre o chamado de cada qual e como diz em Isaías 6.8 “Eis-me aqui, envia-me a mim.”
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br