Qualificação Funcional


ID: 2664

Comunidade realiza retiro de formação

Grupos da Comunidade Evangélica de Lajeado se reuniram para falar sobre teologia luterana

25/03/2017

O Retiro da Comunidade Evangélica contou com uma formação sobre a teologia luterana (Crédito: Renata Leal)
O Retiro da Comunidade Evangélica contou com uma formação sobre a teologia luterana (Crédito: Renata Leal)
O Retiro da Comunidade Evangélica contou com uma formação sobre a teologia luterana (Crédito: Renata Leal)
O Retiro da Comunidade Evangélica contou com uma formação sobre a teologia luterana (Crédito: Renata Leal)
1 | 1
Ampliar


Lajeado – O sábado (25) foi de formação para membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB) que fazem parte de grupos e diretoria da Igreja. O encontro ocorreu durante a tarde e parte da noite e contou com a palestra do Pastor Sinodal do Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, que falou mais sobre o organograma da Igreja e sua participação no Concílio, compartilhando as decisões do Fórum mais importante da IECLB.

Para o Pastor Sinodal esse foi um convite especial para formação de liderança que é algo fundamental para a edificação de comunidades, e por chegar e ser recepcionado por um grupo de 30 pessoas. ''Fiquei feliz em ver um grupo grande de presbíteros junto com seus ministros buscando formação, ações para a sua comunidade e saber que de modo geral todas as pessoas que assumem uma função na sua igreja têm esse propósito de buscar o bem para a comunidade'', diz. O Pastor destaca que é importante começar o ano com um programa como esse, pois as pessoas que querem o bem da comunidade poderão fazer isso com eficiência e não apenas com boa vontade, mas com conhecimento.

No Retiro, o Pastor Gilciney contou que o Concílio é o órgão máximo da Igreja sendo soberano de decisões e que em 2016 ocorreu em Brusque (SC) com representantes de vários sínodos onde se refletiu sobre a missão. ''Não apenas tendo em vista a realidade da nossa Igreja que tem pouco mais do que 600 mil membros, mas também aquilo que é nosso chamado e tarefa como Igreja de Jesus Cristo de anunciar o evangelho'', diz o Pastor, afirmando que o Concílio diz ser preciso agir missionariamente na Igreja. ''Todas as pessoas são presenteadas por Deus com dons, talentos e cada um de nós pode colaborar de alguma forma para a edificação e o crescimento da igreja, levando aquilo que é nossa tarefa às pessoas, ou seja, a palavra de Deus'', justifica.

O Retiro

O último Retiro ocorreu há dois anos, mas o objetivo é que aconteça anualmente. Foram trabalhados os sete valores, a visão e um pouco do planejamento estratégico. Esse ano foram revisadas as propostas da IECLB para Comunidade Evangélica de Lajeado como comunidade missional e um planejamento dos 500 anos da Reforma Luterana.

A Pastora Miriam Diefenthaeler destaca que o Retiro buscou realizar um momento de integração, mas também de conhecimento da teologia luterana. ''É importante que as pessoas saibam o que estão fazendo na Igreja, que estão ali para responder a graça da fé e que saibam onde a Igreja quer chegar'', conta a Pastora, afirmando que o retiro também quis mostrar o potencial de liderança nas pessoas e que se sintam valorizadas. ''Todas tem algo a contribuir para esse mundo e esse foi um momento de testemunho de unidade na fé e de formação com aprofundamento na teologia luterana''.

A presidente da Comunidade Evangélica de Lajeado Renate Schreiner acredita que os retiros podem aproximar muito os grupos e fazer com que todos se conheçam melhor. ''Dessa vez recebemos mais informações sobre a Igreja. Essas ideias do Concílio somam com nossos objetivos. Como presidente me sinto ainda mais responsável e sei que os grupos precisam de um apoio. É importante estarmos unidos''.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br