Missão nas Escolas

31 de outubro: Sinodal celebra Reforma Luterana

27/10/2016

Dia da Reforma 2016 - Colégio Sinodal - São Leopoldo/RS
Dia da Reforma 2016 - Colégio Sinodal - São Leopoldo/RS
1 | 1
Ampliar

 

31 DE OUTUBRO: SINODAL CELEBRA A REFORMA LUTERANA

Os alunos do Colégio Sinodal, em suas mais recentes meditações semanais com o pastor escolar, Eloir Weber, refletiram sobre a Reforma Luterana. O evento histórico, seu significado para dentro de toda a sociedade da época e os reflexos para a atualidade foram trazidos para a reflexão durante algumas semanas. Ao mesmo tempo, o Sinodal São Leopoldo inaugurou nesta semana uma placa com o selo de divulgação dos 500 anos da Reforma, colocada na fachada da escola.

Para celebrar a novidade, Eloir acompanhou uma turma do primeiro ano do Fundamental até a placa, com a professora Marília Kley, e explicou a eles mais detalhes sobre a Reforma, seus símbolos e significados.

No dia 31 de outubro de 1517, o Monge Martim Lutero pregou na porta da Igreja, em Wittenberg, na Alemanha, 95 teses. Ele tinha, como intuito, trazer à reflexão o tema da venda de indulgências (cartas que concediam o perdão de pecados, que eram comercializadas na época). Essas teses se espalharam e foram amplamente discutidas por toda a sociedade da época. O evento marcou o início da chamada Reforma da Igreja, que culminou com a excomunhão de Lutero e o surgimento da Igreja Luterana, explica o pastor escolar.

Para Lutero, a Bíblia precisava ser posta novamente como base sobre a qual se alicerça a fé cristã. A BÍBLIA nos leva a perceber que Deus nos salva somente pela sua GRAÇA, por meio da FÉ em JESUS CRISTO. Para isso ele traduziu a Bíblia para a língua alemã, para que ela fosse lida por todas as pessoas, não somente por sacerdotes autorizados pela Igreja.

Em 2016 estamos comemorando 499 anos da Reforma, com isso abrimos os festejos do ano do quinto centenário. Para as meditações foi colocada a placa com o selo que marca a festividade da data jubilar aqui no Brasil. A placa ficará exposta ao público, na entrada da escola, até a data dos 500 anos, que será em 31 de outubro de 2017, afirma Eloir Weber.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br