Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Sínodo Rio dos Sinos recebe Seminário Comunidades Criativas

O tema "Bíblia e Educação Cristã" foi trabalhado a partir de diversas perspectivas

03/03/2018

"Bíblia e Educação Cristã" foi o tema central do Seminário Comunidades Criativas
A Catequista Maria Dirlane Witt falou sobre a Bíblia às pessoas presentes
A Catequista Maria Dirlane Witt falou sobre a Bíblia às pessoas presentes
Grupo em um momento de meditação
Mais de 30 pessoas estiveram reunidas na Sede do Sínodo Rio dos Sinos
Oficina "Novas Mídias na Educação Cristã", ministrada pela Catequista Daniela Hack
Ao final da tarde, houve uma apresentação aos participantes sobre tudo que foi desenvolvido nas duas oficinas
Quem participou da oficina de Novas Mídias mostrou os trabalhos desenvolvidos: jornal-mural sobre Mulheres
Quem participou da oficina de Novas Mídias mostrou os trabalhos desenvolvidos: um fanzine sobre a Páscoa
Na oficina de "Recursos para Narração de Histórias", se aprendeu a usar diferentes materiais para criar cenários
Com simplicidade e criatividade, podemos transformar uma história bíblica em algo interessante e cativante
Com simplicidade e criatividade, podemos transformar uma história bíblica em algo interessante e cativante
Com simplicidade e criatividade, podemos transformar uma história bíblica em algo interessante e cativante
1 | 1
Ampliar

No sábado, 03/03, a Sede Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos recebeu o Seminário Comunidades Criativas, que teve como tema central “Bíblia e Educação Cristã”. Mais de 30 pessoas de diversas paróquias e comunidades se reuniram para aprender diferentes formas de falar da Palavra da Bíblia aos grupos de culto infantil, jovens e pessoas adultas.

A Catequista Maria Dirlane Witt falou às pessoas presentes sobre a Bíblia, relembrando a parte histórica e teórica através de uma linguagem dinâmica. O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck também esteve presente na parte da tarde, saudou as pessoas presentes e lembrou da importância da Educação Cristã em sua vida, enfatizando que certamente sem o incentivo do Culto Infantil e do material que foi apresentado a ele quando criança, ele poderia não ter seguido o rumo do Ministério Pastoral.

Além desta palestra, aconteceram também duas oficinas: Recursos para narração de histórias, guiada pela Catequista Sônia Luísa Trapp Mees, que utilizou materiais que podemos encontrar em casa ou podem ser reaproveitados de diversas formas para contar histórias bíblicas de uma forma criativa, para mais de uma faixa etária; e Novas mídias na educação cristã, ministrada pela Catequista Daniela Hack, que falou um pouco sobre mídia, seu significado, os recursos de comunicação e sobre a importância do uso dos recursos midiáticos atuais para haver uma maior comunicação e interatividade com os membros da nossa igreja. O uso das mídias sociais para se compartilhar o que acontece em nosso meio é uma realidade na sociedade, e é necessário encontrar formas de utilizá-las como uma ferramenta na Educação Cristã. 

 Ao final da tarde, houve uma apresentação aos participantes sobre tudo que foi desenvolvido nas duas oficinas. O grupo que esteve na oficina em que se aprendeu a usar diferentes materiais para contar histórias, mostrou que com simplicidade e criatividade, podemos transformar uma história bíblica em algo interessante e cativante.

Já o grupo que participou da oficina sobre mídias, mostrou os três trabalhos que foram desenvolvidos ao longo da tarde: um fanzine (pequena revista caseira) sobre a Páscoa, seu significado e seus símbolos, um jornal mural sobre a importância das mulheres da Bíblia, fazendo uma relação coma força das mulheres na atualidade, e um vídeo convite para o Dia Mundial da Oração. Estes recursos informativos podem ser incluídos no contexto da Educação Cristã de uma maneira simples.

Depois das apresentações, houve um momento de avaliação do Seminário. Em seguida, teve o encerramento das atividades do Seminário, com uma bênção conjunta e uma oração final, conduzida pela Catequista Maria Dirlane Witt.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br