Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Seminário sobre Missão Criança e Culto Infantil

18/05/2019

0
0a
2a
2b
3
4
5
6a
7
8
8a
10
11
12
13
14
1 | 1
Ampliar

Sábado, 18 de maio, em Londrina...
O Sínodo Paranapanema realiza, para orientadores(as) de culto infantil e demais lideranças das paróquias e comunidades da regional norte, mais uma edição do Seminário sobre Missão Criança e Culto Infantil.
Estamos aqui, Senhor! Viemos de todo lugar....
Sim, viemos de Assis, Maracaí, Maringá, Campo Mourão, Rolândia, da própria Londrina, de Curitiba, e nos reunimos para refletir sobre o trabalho com crianças em nossas comunidades e paróquias. Do início da manhã ao final da tarde, foram muitos os momentos de aprendizagem, partilha e troca de experiências, tendo Missão Criança e Culto Infantil como pano de fundo.
O versículo de Marcos 10.14 (“Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.”), a citação de Fernando Pessoa (“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!”) e o texto “Pequenos sinais”, de Edson Edilio Streck, inspiraram o Pastor Telmo Noé Emmerich, ministro da Comunidade de Londrina, durante a devocional de abertura. O pastor chamou a atenção para a importância do trabalho com os pequenos no que se refere à educação cristã.
Na parte mais teórica, Elizabeth Flemming, da Coordenação Sinodal de Educação Cristã Contínua, apresentou o programa Missão Criança a quem ainda não o conhecia e, em relação ao Culto Infantil, destacou alguns aspectos que precisam ser considerados para que os encontros com as crianças sejam verdadeiramente atraentes e cumpram bem o objetivo de divulgar o Evangelho.
Para criar uma expectativa em relação ao trabalho prático, previsto para a tarde, Marli Voigt, também da Coordenação Sinodal de ECC, contou duas histórias e, na sequência, desafiou o grupo a refletir sobre pontos positivos e negativos percebidos nas duas narrativas. A história de Zaqueu foi, propositalmente, apresentada com uma série de equívocos e isto provocou, além de boas risadas, uma avaliação bem rica sobre a importância do preparo e do planejamento. Fazer com que a criança perceba que o Evangelho é a forma escrita através da qual Deus conversa conosco, exige tempo e dedicação.
Criatividade, talento, improviso e boa vontade marcaram o trabalho dos grupos, à tarde. Com pouco tempo e textos bíblicos não tão populares, os participantes do seminário se revelaram excelentes contadores de histórias.
No encerramento dos trabalhos, a Pa. Rosane Pletsch fez uma oração e o P. Luiz Temoteo Schwanz, que também colaborou com a execução dos hinos ao longo do dia, fez a bênção final.
  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br