Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Saúde e segurança alimentar e nutricional no Vale do Taquari

03/08/2017


O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e o Sínodo Vale do Taquari, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), promoveram no dia 3 de agosto, em Teutônia (RS), o Encontro Anual dos Grupos de Saúde Comunitária. Cento e quarenta pessoas estiveram presentes.

O tema que orientou o encontro, apresentado pela engenheira agrônoma Claudia Petry, foi Comida boa na Mesa e Agroecologia, a partir da campanha do CAPA. Além da palestra, constou da programação pronunciamentos de autoridades, uma celebração, espaço para debate e reflexão sobre o tema trabalhado e entrega de mudas de batata-doce. O encerramento foi feito com um lanche comunitário.

O projeto dos grupos de saúde comunitária teve início em 2003, em uma iniciativa conjunta do CAPA e do Sínodo Vale do Taquari, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Em 2017, o PSC, que completa 14 anos, reúne 280 pessoas em 16 grupos: 10 no município de Teutônia, quatro em Westfália, um na cidade de Pavera-ma e um em Cruzeiro do Sul. Teve início em oito comunidades, que haviam manifestado interesse em participar de iniciativas que envolvessem saúde preventiva e alimentação saudável.

O trabalho objetiva melhorar a qualidade de vidas das famílias através da segurança e soberania alimentar e nutricional, saúde preventiva, resgate do saber popular das plantas medicinais, produção agroecológica e farmácia caseira. As reuniões acontecem mensal ou bimensalmente.

Avaliações mostram quão significativos são os resultados do trabalho: há relatos de melhoria da qualidade da alimentação, diminuição do uso de medicamentos alopáticos, resgate da cultura dos hortos medicinais e de quintais de frutas nativas.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br