Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Presença Luterana no Agreste Pernambucano

“20 ANOS SEMEANDO A ESPERANÇA E A JUSTIÇA”

25/09/2016

20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
20 Anos Pro Ludus O Caminho - Gravatá/PE
1 | 1
Ampliar

 

Em setembro de 2016, a Pro Ludus O Caminho, juntamente com a Comunidade Luterana de Gravatá-PE, comemoraram vinte anos de caminhada, com a seguinte programação: Desfile Cívico Comunitário – Tema: Nossa Casa – Nossa Identidade - “20 Anos Semeando a esperança e a justiça”; Noite Cultural com diversas apresentações e Culto de Ação de Graças. Para que possam conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho, lhes apresento:

QUEM SOMOS?

A Pro Ludus O Caminho é uma Organização Não Governamental, que tem como o objetivo a promoção da igualdade, justiça e o desenvolvimento integral das pessoas. Por sua vez, realiza os trabalhos em parceria com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Gravatá-PE, com intuito de transformar realidades ameaçadas pelas injustiças e fortalecer vínculos.

MISSÃO DA PRO LUDUS O CAMINHO: Trabalhar para o desenvolvimento social sustentável, a fim de que cada pessoa possa exercer cidadania ativa nos locais onde vive e convive, sendo capaz de transformar sua própria realidade.

MISSÃO DA COMUNIDADE LUTERANA: Ser reconhecida, respeitada e admirada como Igreja Evangélica inclusiva e exemplar, que atua com seriedade e fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo compromisso da Palavra de Deus na sociedade, pela luta em favor da vida em abundância.

NOSSOS VALORES:

Estimulamos a participação comunitária nas políticas públicas e no empoderamento dos mecanismos de controle social.

Valorizamos a igualdade de gênero e o cuidado com o próximo.

Oportunizamos a participação de todos(as) para a transformação da sociedade.

Ponderamos a construção da cultura de paz, baseada nos princípios do cristianismo.

Valorizamos a vida em comunidade e a caminhada histórica da Igreja Evangélica Luterana no mundo.

Fortalecimento dos trabalhos na comunidade através da denúncia e o anúncio da Palavra de Deus de forma genuína.

HISTÓRICO:

Os primeiros passos de nosso trabalho tiveram o seu início em 1996 no município de Gravatá-PE, localizada no Agreste Pernambucano, especificamente no loteamento Riacho do Mel, uma localidade marcada por graves problemas sociais, como: consumo e tráfico de drogas, violência sócio-familiar, exploração, ociosidade infanto-juvenil, baixa escolaridade, falta de lazer , prostituição e discriminada pela população gravataense.
Demandas que sensibilizaram a Srª Gerda Dolores Nied, Diaconisa da IECLB a dar início ao trabalho com o Projeto “O Caminho”, quando a mesma passou a morar na comunidade e a motivaram a pleitear, junto à Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Recife, uma Ação Diaconal com crianças e suas famílias no bairro.
O trabalho foi se estruturando no intuito de mudar o drama da realidade local. Em 2002, com o interesse de algumas pessoas, principalmente adolescentes e jovens, iniciou-se a formação da Comunidade Luterana Nordestina. Em janeiro de 2005, o projeto “O Caminho” transformou-se na PRO LUDUS O CAMINHO (Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais), que hoje é coordenada por mim.
Ela atua junto à Comunidade Luterana na mobilização comunitária e formulação de políticas públicas e atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias.

NOSSAS AÇÕES:

Na tentativa de diminuir situações de vulnerabilidade social, a Pro Ludus O Caminho, busca promover ações contínuas de acesso à educação integral, através da Brinquedoteca, que tem o brinquedo e o brincar como instrumentos didáticos e metodológicos no processo de ensino-aprendizagem; esporte (capoeira e futebol), mobilizações comunitárias; rodas de diálogo abertas; curso de formação; oficinas temáticas e lazer. A Comunidade Luterana de Gravatá, por sua vez desenvolve ações de Educação Cristã através do Culto Infantil; Cultos Comunitários; Círculos Bíblicos; Ensino Confirmatório; Encontros de Famílias e de Presbíteros, Retiros Comunitários; Visitação; Aconselhamento; Encontros do Grupo Jovem Luterano “Caminhando para o Futuro” e Eventos Comunitários.

Alguns principais desafios: Falta de sustentabilidade financeira; Ausência de maturidade e compromisso de alguns membros da Comunidade; A falta de contribuição contínua dos membros; Sobrecarga de trabalho para o Ministro.

Nossas principais ameaças: Alto índice de consumo e tráfico de drogas no bairro; Membros que realizaram a Profissão de Fé, afastados do convívio comunitário; Preconceito de pessoas de Igrejas Evangélicas com a doutrina luterana; Violência sócia –familiar.

Nossas principais fortalezas: Lideranças que assumem atividades com reponsabilidade; Estrutura física (Capela e casa comunitária); Capacidade de articular e mobilizar a comunidade social; Credibilidade das organizações do município (algumas Igrejas e associações);

NOSSAS PARCERIAS E ARTICULAÇÕES: Como não temos sustentabilidade financeira, priorizamos articulações e parcerias locais, nacionais e internacionais que conferem ao trabalho diferentes tipos de apoio, visibilidade e reconhecimento ao público; além dos envolvidos na condução do trabalho. Estamos envolvidos diretamente no fortalecimento das políticas públicas do município com a participação nas Conferências municipais e nos Conselhos: da Paz, de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) do Agreste entre outros.

ALGUNS PROJETOS QUE JÁ FORAM DESENVOLVIDOS: (1996 a 2004) O Caminho; (2004) Hip Hop – Música e dança superando a violência; (2004) Formação de recreadores; (2004) Desafio Diaconia – Departamento de Diaconia da IECLB; (2006) Projeto O Lúdico como Instrumento de Inclusão I; (2007) Apoio ao Lúdico como Instrumento de Inclusão II, (2009) Compra de brinquedos educativos e restauração do parque para crianças; (2011) Apoio ao Grupo de Teatro do Caminho; (2011) - O Lúdico como Instrumento de Inclusão II; (2012) “Convivência comunitária: Praticando uma cultura de paz – Parte I; (2013) - “Convivência comunitária: praticando uma cultura de paz – Parte II; (2012-2014) - Intervir para modificar a Realidade; (2014) – Compra de Brinquedos para o parque e formação da equipe; (2014-2015) - Compra de Brinquedos Educativos, Formação Técnica da Equipe e Gestores e Grupo Familiar; (2015) - Reforma do Acervo da Brinquedoteca e Cozinha ; (2014-2016) Projeto: “Criando e Fortalecendo Vínculos Comunitários”. (2016)- Avaliando a Caminhada do Caminho.

De forma especial, agradecemos todas as pessoas envolvidos diretamente e indiretamente no trabalho, que pensam e acreditam que é possível mudar realidades marcada pela violência, exclusão, preconceito, intolerância, em sinais visíveis do Reino de Deus. Agradecemos todos os nossos parceiros, a Região Missionária Luterana, ao Sínodo Espírito Santo a Belém, a Secretaria Geral da IECLB, que, sempre têm se mostrado sensível aos nossos anseios e preocupações. Que possamos continuar juntos na luta por um mundo mais justo e digno, onde reina o amor e a compaixão de DEUS.

Diác. Davi Haese
Ministro da IECLB local
Diretor da Pro Ludus O Caminho
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br