Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Compartilhando amor e esperança com aqueles/as que sofrem

19/12/2018

culto (2)
culto (3)
culto (4)
culto (6)
culto (8)
culto (9)
culto (10)
culto (11)
culto (12)
culto (13)
culto (14)
almoço (1)
almoço (2)
almoço (4)
almoço (7)
almoço (8)
almoço (9)
almoço (10)
almoço (11)
voluntários (1)
voluntários (2)
voluntários (3)
1 | 1
Ampliar

Compartilhando amor e esperança com aqueles/as que sofrem

Ser igreja é muito mais do que se preocupar apenas consigo mesmo e com nossos irmãos e irmãs na fé. Ser igreja de Cristo é ter o olhar voltado para o sofrimento das pessoas e estar disposto a fazer o que é possível para auxiliá-las. É estar disposto a levar as cargas um dos outros, assim cumprindo a lei de Cristo (Gálatas 6.2).

Em uma cidade como São Paulo, onde somos confrontados diariamente com o sofrimento de pessoas que vivem em situação de rua, é essencial que a igreja vá ao encontro desta realidade.

Por importar-se com o sofrimento humano, a Paróquia Centro de São Paulo desenvolve há muitos anos um trabalho voltado para pessoas em situação de rua. 

Uma das ênfases deste trabalho envolve encontros que ocorrem semanalmente na sexta-feira. As pessoas são convidadas a entrarem nas dependências da comunidade, onde podem beber água, usar os banheiros, dialogar com outras pessoas e conversar com os ministros da paróquia sobre assuntos pessoais.

Neste encontro, celebra-se um culto, no mesmo local onde ocorre o culto dominical da comunidade. Neste culto, procura-se ressaltar que Deus nos aceita assim como somos e quer nos conceder uma nova vida. A sociedade tende a ignorar e até mesmo menosprezar as pessoas que vivem em situação de rua.

A palavra de Deus, por sua vez, demonstra que Deus as ama e quer caminhar com elas. Elas não perderam a sua dignidade. Elas continuam sendo pessoas criadas a imagem e semelhança de Deus e amadas por Ele.

Após o momento de culto, os participantes recebem lanches e café ou suco.

Por meio deste trabalho, a igreja compartilha a palavra e o amor de Deus que transforma vidas e, ao mesmo tempo, preocupa-se com as necessidades físicas das pessoas em situação de rua.

A outra ênfase do trabalho diaconal consiste em guardar os documentos daqueles/as que desejam. As pessoas que vivem em situação de rua não têm um local para guardar seus documentos, sendo assim, são vulneráveis a terem seus pertences pessoais roubados ou perdidos. Para auxiliá-las diante desta dificuldade, oferecemos um local seguro onde os documentos podem ser guardados.

Na quarta-feira, dia 19 de dezembro, ocorreu um momento muito especial neste trabalho diaconal. Mais de 250 pessoas que vivem em situação de rua reuniram-se para a Celebração e almoço de Natal. Foi um momento muito especial e aguardado pelos participantes. Durante a celebração cantaram-se canções natalinas, refletiu-se sobre o amor incondicional de Deus revelado por meio do menino Jesus e celebrou-se a Santa Ceia. É gratificante ver no olhar das pessoas a importância deste momento de espiritualidade.

Após a celebração todos/as puderam saborear uma deliciosa feijoada preparada com muito amor e carinho por membros de nossa paróquia!

Louvamos a Deus por todas as pessoas que dedicam seus dons, seu tempo e recursos financeiros para que este trabalho possa ser desenvolvido.

Que Deus continue capacitando nossa paróquia para auxiliar e compartilhar amor com aqueles que tanto sofrem!


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br